Construindo JUNTOS uma comunidade de testes arretada!
Conheça a trajetória da Comunidade Teste@Recife que agora se tornou o Ministry of Testing Recife

Desde Setembro de 2017 começamos em Recife um movimento de reunir profissionais interessados em discutir e aprender sobre técnicas, abordagens e conceitos relacionados a área de Teste de Software e Qualidade. Na época, iniciávamos os meetups da Comunidade Teste@Recife.
Uma das principais características da comunidade é não ser dependente de uma única empresa ou grupo de profissionais. Os 8 encontros realizados até o momento foram hospedamos por 5 empresas diferentes. Estes foram liderados e facilitados também por diversos profissionais. Isto ajuda a descentralizar a organização e a diversificar os estilos de facilitação das dinâmicas e palestras.
As empresas que convidamos para hospedar os encontros são fundamentais para apoiar a comunidade. Além de disponibilizar o espaço e estrutura física, apoiam com os comes e bebes (geralmente as tradicionais pizzas e refrigerantes 🍕🥤) para os momentos de networking.
Outra fato de destaque é a adesão aos encontros. Estamos com uma média de 35 participantes por edição, tendo 45 pessoas no maior dos encontros. O público é formado massivamente por testadores, mas temos também atraído a atenção de desenvolvedores e designers. Com o passar das edições, conseguimos observar que temos vários frequentadores ativos e uma rotatividade grande de outros profissionais. Isto nos diz que há um amplo interesse e oxigenação da comunidade.
Vale também destacar o espaço disponibilizado para primeiros palestrantes e facilitadores. Nossos meetups são encontros onde apoiamos uns aos outros, não temos julgamento e podemos nos dar a chance de arriscar e melhorar com os feedbacks. No fim das contas, todos estamos dispostos a aprender e ajudar.
O que aconteceu até agora

A primeira edição foi realizada no CESAR em Setembro de 2017. O tema foi “O que aviões de papel tem a nos ensinar sobre qualidade de software”. Para isso, eu e Carlos Eduardo facilitamos uma sessão prática onde os participantes eram desafiados a criar aviões de papel a partir de requisitos mínimos dos modelos e, com isso, aprender sobre conceitos e práticas de testes.
Diego Furtado facilitou o #2 meetup em Fevereiro de 2018, com o apoio da Stefanini. Além de uma palestra intitulada "Estamos sem profissionais de testes no mercado?", aconteceu um open space, onde os participantes puderam compartilhar suas opiniões e conhecimentos sobre o tema.

Em Março, o meetup foi realizado na ThoughtWorks Recife. Rafael Lima trouxe uma excelente reflexão sobre a atuação dos profissionais de testes, ou QAs, no desenvolvimento ágil de software. O open space que aconteceu também foi uma grande oportunidade para entender como isso acontece em diferentes empresas e contextos.

O CESAR e a CESAR School voltaram a receber o meetup em Abril. Na ocasião, eu e Fábio Correia facilitamos 2 sessões práticas. A primeira teve o foco em aprender sobre Requisitos e Teste de Software a partir da construção de Torres de Macarrão e Torres de Madeira. Foi uma experiência bastante lúdica e divertida.
A outra teve o objetivo de falar sobre conceitos, cases e práticas de testes a partir de um jogo que utiliza os cartões TestSphere. Fábio escreveu um post sobre a experiência de uso deste baralho. Vale muito conferir!

O meetup de número #5 aconteceu em Maio e foi na Pitang Agile IT. Anderson Pinheiro realizou uma talk sobre os “Desafios e lições para iniciar automação de testes: compartilhando experiências”. Houve também espaço para muita troca sobre de experiência e exemplos de como as pessoas iniciaram na área.

Em Junho, aconteceu uma grande dinâmica sobre processos de testes aplicados aos contextos dos projetos. Ewertton Oliveira e Fernanda Valdevino facilitaram essa excelente sessão prática no espaço disponibilizado pela MV Sistemas.

A In Forma apoiou o meetup #7. Clauber Lima conduziu uma palestra intitulada “Usando BDD e ATDD para Automatizar Testes” e instigou o público a debater sobre o tema e questões relacionadas.

A última edição aconteceu na CESAR School. O debate foi centrado num tema importante para o desenvolvimento ágil de software: DevOps. Ioran Sette e Deni Cavalcanti trouxeram o tema com uma enorme riqueza de informações. Depois aconteceu um grande open space sobre como testadores podem ajudar a construir uma cultura DevOps nos projetos e organizações.

Novos vôos! 🚀
Depois de vários meetups, com conteúdos relevantes e uma participação massiva e constante de profissionais da área, a comunidade decidiu alçar novos vôos! A Teste@Recife agora é Ministry of Testing Recife.

Estamos conectados com a maior rede de comunidade de testes do mundo. Com isso, teremos a oportunidade de aprender com profissionais de outros países e também de compartilhar o que fazemos por aqui.
Além disso, nossa comunidade receberá suporte para viabilizar uma gestão mais estruturada, através do uso da plataforma meetup.com; materiais gráficos com a marca da MoT Recife; suporte financeiro para 1 evento de maior porte por ano; além da mentoria de organizadores de outros MoT meetups.
Nosso modo de operação continua o mesmo: diversidade nas lideranças dos encontros; hospedado por várias empresas locais; e muito aprendizado baseado na troca de experiência.
Quer participar deste movimento? Join us! Vai ser arretado ter você conosco! 👊🍕🚀🤖🐞💪🥤











