Como o Digital pode se transformar no seu Marketing.

Quando decidi entrar para o mundo da comunicação, pouco sabia sobre a base teórica que fundamentou o estudo do marketing nos últimos 40 anos. Sabia que para vender algo você teria que ser bom de papo (?), oferecer um produto ou serviço que fosse ao encontro com as necessidades de um crescente público ávido por consumir (mesmo não tendo renda suficiente).

E acho que aqui chegamos ao desafio de todo profissional de marketing: como incentivar um comportamento quando este mesmo público não sabe bem o que quer? Como fazer para marcas terem sucesso em um cenário onde o dualismo entre ser e ter é status quo em determinados nichos de mercado? Como alcançar uma audiência maior, mas ao mesmo tempo atingir determinado público com a mensagem correta?

Para todas e essas questões algo é correto afirmar: todo profissional de marketing deve estar sempre um passo à frente do mercado. Em um universo tão dinâmico como a comunicação estar sempre atualizando seu software é fundamental para conseguir transmitir mensagens de forma que atinja a todos, mas ao mesmo tempo faça com que determinados nichos saibam que estão falando com eles na linguagem correta.

E curso como o NanoDegree em Marketing Digital, da Udacity, por exemplo, são fundamentais para todo o profissional que deseja estar adaptado para um mercado cada vez mais em mudança. E minha decisão de atualizar meus conhecimentos com cursos como este veem da necessidade de eu estar sempre com meu "software" atualizado. E o constante aprendizado é fundamental para uma posição de destaque num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo como o Marketing, principalmente no universo digital.

Tudo que precisamos a um toque.

Vivemos em um mundo digital. Nossas redes sociais são praticamente digitais. Consumimos conteúdos em blogs, newsfeeds, Portais de notícias. Assistimos filmes e seriados via streaming. Compramos em e-commerces, pedimos comida via apps, bem como transações financeiras. Agora você entendeu porque temos que entender este novo cenário e comportamento do consumidor?

Estamos atravessando uma mudança de era. E temos que estar cientes o que o espírito do tempo nos diz para, mais do que atingir o maior número de pessoas com a mensagem correta, temos que ter a consciência que sustentar um discurso requer legitimidade . E este é o quesito fundamental para quem quer estar "up-to-date". O tribunal da inquisição das redes sociais é implacável.

Hoje não estamos mais analógicos. Já somos digitais. E todo a mensagem deve passar por este processo. E para que isso acontece, todo o profissional de marketing deve ter este mindset. Deve ser digital de hoje em diante.

Você já parou para pensar nisso?