Celular ou computador: onde é mais seguro comprar?

Image for post
Image for post

Você é o tipo que faz compras e paga contas com o seu celular? Ou que deixa para acessar contas ou fazer outras transações online somente quando está na frente do computador? Se você não sabe exatamente o que é mais seguro, veja o que os especialistas dizem sobre esse assunto.

Vantagens e desvantagens
As diferenças na operação e no funcionamento dos sistemas de celular e computadores fazem diferença quanto às questões de segurança. Na prática, o computador de mesa, assim como o notebook, é um alvo mais fácil para hackers, já que foi criado antes e muitas técnicas de invasão já foram tentadas (e contra-atacadas) para eles.

A vulnerabilidade dos computadores
Os computadores, por exemplo, não têm um mecanismo de atualização centralizado para todos os programas como os celulares. Além disso, permitem acesso mais fácil para a criação de links e arquivos ligados a programas. O modo de sistema aberto que permite a qualquer um instalar aplicativos de qualquer fonte é uma porta aberta para programas mal intencionados. As camadas de segurança que os bancos e empresas precisam criar para se defender de invasões são inúmeras.

Celulares: mais restritos, mais seguros
Já os celulares saem de fábrica configurados para somente permitir a instalação de programas a partir de suas lojas oficiais. Não é possível instalar aplicativos de outras fontes. No caso dos bancos, normalmente, os usuários acessam o sistema por meio do aplicativo mobile instalado a partir da loja oficina no celular.

Outra vantagem dos smartphones é a arquitetura dos aplicativos que são desenvolvidos para não permitir que um app tenha acesso ao outro. Ao contrário dos computadores, onde qualquer programa pode ter acesso a outro.

Em computadores, todos os programas podem ter acesso a tudo: câmera, teclado, mouse e tela, podendo sobrepor livremente qualquer elemento, alterar diversas configurações e ainda registrar tudo que for digitado: uma forma fácil para capturar senhas e informações quando você digitando um número de cartão de crédito.

Carteiras digitais
Uma forma ainda mais segura de usar seu dinheiro online é adotar uma digital wallet como o RecargaPay. Ela pode armazenar dinheiro e cartões de crédito e ser usada como pagamento em quase todas as transações online: de compras a transferência de dinheiro e recargas de celulares e cartões de transporte.

Feitas para lidar com dinheiro, as digital wallets tem alguns dos mais altos padrões de segurança de dados. A RecargaPay, por exemplo, conta com certificação PCI, o mais alto padrão de proteção de dados para pagamentos. Todas realizadas com o protocolo SSL, um dos mais seguros no que diz respeito à proteção de dados num smartphone.

Written by

RecargaPay is the largest mobile payments enabler & wallet in Brazil. We are democratizing payments for all Brazilians https://recargapay.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store