Mulheres no setor criativo: representatividade e inspiração

Uma pesquisa* recente encomendada por agências de publicidade de São Paulo apresentou dados que já eram de se imaginar: o setor criativo é dominado pelos homens!
Talvez a falta da presença de mulheres nesse segmento resulte em campanhas muitas vezes ofensivas a nós e desenvolvimento de produtos que não levam em consideração nossas necessidades.
Se hoje a publicidade, por exemplo, é pensada por homens e para homens corre-se sempre o risco de a mulher ser apresentada de maneira estereotipada. E isso empobrece a comunicação. É claro que existem profissionais sensíveis que conseguem ser empáticos e criam conteúdos coerentes. É verdade também que o cenário atual pode estar mais favorável do que já foi há uma década, mas o fato é que ainda nos deparamos com as campanhas da “gostosona da cerveja” por aí.
Mas por que tão poucas mulheres chegam ao topo nas áreas criativas?
Para a repórter do Uol Mulher Alice Rawsthorn a resposta mais rápida é “a mesma falta de autoconfiança e de direito ao cargo que as perseguem em todas as outras profissões, aliadas à oposição daqueles que licenciam boa parte dos projetos criativos, a maioria deles homens.”
Representatividade
Ter uma boa referência, uma personalidade inspiradora, motiva o surgimento de novas pessoas querendo seguir o mesmo caminho: “Olha só como ela desenvolve projetos incríveis. Eu também posso!”. Com esse objetivo de inspirar, vamos enaltecer hoje o trabalho de uma das maiores referências do mundo criativo: a designer americana Paula Scher.
Ela ficou bastante conhecida pelos projetos dos logos do Windows 8, do Office 2010 e do Citi Bank, a modernização e integração da marca do Museu de Arte de Nova Iorque (MoMa) e infinitos outros super trabalhos! Lançou tendência no mundo inteiro com a série de posters do Public Theater.

Sua trajetória e trabalho é tão incrível que ficou eternizada na série documental da Netflix Abstract: The Art of Design. Vale a pena assistir!
Quer saber mais sobre o trabalho da Paula? Confira o portifólio dela e inspire-se: https://www.behance.net/PaulaScher
*Link da pesquisa sobre mulheres no mercado criativo: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2016/01/12/mulheres-sao-20-porcento-da-criacao-das-agencias.html

