Mulheres no setor criativo: representatividade e inspiração

Lutz!
Lutz!
Sep 9, 2018 · 2 min read

Uma pesquisa* recente encomendada por agências de publicidade de São Paulo apresentou dados que já eram de se imaginar: o setor criativo é dominado pelos homens!

Talvez a falta da presença de mulheres nesse segmento resulte em campanhas muitas vezes ofensivas a nós e desenvolvimento de produtos que não levam em consideração nossas necessidades.

Se hoje a publicidade, por exemplo, é pensada por homens e para homens corre-se sempre o risco de a mulher ser apresentada de maneira estereotipada. E isso empobrece a comunicação. É claro que existem profissionais sensíveis que conseguem ser empáticos e criam conteúdos coerentes. É verdade também que o cenário atual pode estar mais favorável do que já foi há uma década, mas o fato é que ainda nos deparamos com as campanhas da “gostosona da cerveja” por aí.

Mas por que tão poucas mulheres chegam ao topo nas áreas criativas?

Para a repórter do Uol Mulher Alice Rawsthorn a resposta mais rápida é “a mesma falta de autoconfiança e de direito ao cargo que as perseguem em todas as outras profissões, aliadas à oposição daqueles que licenciam boa parte dos projetos criativos, a maioria deles homens.”

Representatividade

Ter uma boa referência, uma personalidade inspiradora, motiva o surgimento de novas pessoas querendo seguir o mesmo caminho: “Olha só como ela desenvolve projetos incríveis. Eu também posso!”. Com esse objetivo de inspirar, vamos enaltecer hoje o trabalho de uma das maiores referências do mundo criativo: a designer americana Paula Scher.

Ela ficou bastante conhecida pelos projetos dos logos do Windows 8, do Office 2010 e do Citi Bank, a modernização e integração da marca do Museu de Arte de Nova Iorque (MoMa) e infinitos outros super trabalhos! Lançou tendência no mundo inteiro com a série de posters do Public Theater.

Sua trajetória e trabalho é tão incrível que ficou eternizada na série documental da Netflix Abstract: The Art of Design. Vale a pena assistir!

Quer saber mais sobre o trabalho da Paula? Confira o portifólio dela e inspire-se: https://www.behance.net/PaulaScher

*Link da pesquisa sobre mulheres no mercado criativo: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2016/01/12/mulheres-sao-20-porcento-da-criacao-das-agencias.html

    Lutz!

    Written by

    Lutz!

    Somos uma Rede de fortalecimento do protagonismo e empoderamento econômico das mulheres. Incentivamos a busca por informações, crescimento e networking.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade