Image for post
Image for post

Projeto apoiado pelo Facebook contará com diversas ações como cursos online, manual de boas práticas para redações e rede de apoio para jornalistas

As novas tecnologias mudaram o ecossistema da informação. Na era digital, o jornalista precisa estar presente nas mídias sociais. Elas são fonte de pautas, de contatos, de divulgação do trabalho e de engajamento com o público. Por outro lado, as mídias sociais dificultam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, trazem novas questões de cunho ético e legal, e exigem um novo olhar para temas como a ciber-segurança e privacidade dos próprios profissionais de imprensa. …


Image for post
Image for post

A pandemia do novo coronavírus veio acompanhada do que a OMS nomeou como “infodemia”, um excesso de informação e de notícias falsas que são prejudiciais à saúde pública e demandam ação. Como forma de buscar soluções para frear o avanço desses conteúdos enganosos, o Redes Cordiais criou o projeto Agentes da Informação, no qual capacita lideranças e agentes comunitários de saúde para atuarem no enfrentamento à desinformação e ao discurso de ódio. Integrantes da linha de frente do combate ao coronavírus, esses grupos serão aliados do Redes Cordiais como propagadores de informação de qualidade.

Durante os encontros, os agentes e…


Dominic Barter é o convidado de estreia e falará sobre a importância do diálogo entre polos de opinião, nesta sexta-feira, 22, às 18h.

A polarização social se aprofundou, e, com ela, a violência das manifestações espontâneas, especialmente nas redes sociais. Posições radicais, não importa se de esquerda ou de direita, levam ao discurso de ódio e à propagação de notícias falsas. Por isso, os projetos Despolarize! (@despolarize_) e Redes Cordiais (@redescordiais) se uniram no lançamento de uma série de lives semanais que discutirão o assunto e trarão estratégias de como resgatar o diálogo perdido. …


Image for post
Image for post

Mais de 35 propostas para regular as notícias falsas tramitam no Congresso Nacional. A mais recente delas é o PL 1429/2020 de Tabata Amaral e Felipe Rigoni, que pretende instituir a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O projeto, que prevê a responsabilização das plataformas na disseminação dos conteúdos falsos pelos seus usuários e obriga elas a checarem as notícias falsas, divide opiniões.

E não é apenas no Congresso que o assunto é debatido. Um levantamento do G1 mostrou que em 21 estados brasileiros e no DF tramitam projetos de lei para multar quem divulgar “fake news”…


Image for post
Image for post

Em entrevista ao Redes Cordiais, a historiadora Mary Del Priore analisou a evolução e a dinâmica das fake news na história. Para a professora e autora de diversos livros, é preciso ficar atento e sempre questionar a quem interessa aquela informação. José Bonifácio, por exemplo, usou um jornal para fazer valer sua versão de “patrono da Independência”. Del Priore brinca que ele foi o fundador das fake news no Brasil.

Mary del Priore também ressaltou a importância de não deixarmos a “amnésia histórica” inibir nosso aprendizado, ainda mais em tempos de pandemia. …


Image for post
Image for post

Teorias da conspiração são um desafio à parte no combate à desinformação. Isso porque, em geral, não é possível provar que elas estejam erradas. Calcanhar de aquiles de agências de checagem, elas são “inchecáveis” por natureza. No entanto, um argumento que não pode ser refutado não necessariamente é verdadeiro.

Uma pesquisa do Instituto Reuters, que analisou os tipos mais comuns de desinformação durante a pandemia, mostrou que as teorias da conspiração representam 17% dos conteúdos enganosos que circulam nas redes sociais. …


Image for post
Image for post

O termo fake news já foi dicionarizado em inglês há algum tempo. O Cambridge o define assim:

“False stories that appear to be news, spread on the internet or using other media, usually created to influence political views or as a joke”.

Repare que o verbete já é direto ao distinguir o que se popularizou como fake news do jornalismo, quando diz que parece notícia: “appear to be news”.

E não é notícia mesmo, por isso quem trabalha no combate à desinformação evita usá-lo. Afinal, se é falso não é notícia, concorda?

Por causa desta pegadinha do termo, qualquer pessoa…


Image for post
Image for post

No domingo, dia 29 de março, o presidente Jair Bolsonaro registrou em suas redes sociais um passeio que fez por Brasília, segundo ele, para ver o povo. Durante o trajeto o presidente se posicionou contra o isolamento social, apoiou que o comércio reabrisse e afirmou que “‘só quem tem mais de 65 anos deve ficar em casa”, contrariando a recomendação das autoridades de Saúde que pedem que todos fiquem em casa como forma de enfrentar a Covid-19. Bolsonaro também entrou em um supermercado, onde acabou provocando aglomeração de pessoas e disse que o remédio contra o coronavírus já é uma…


Image for post
Image for post
Douglas Maluf, Life Trainer

Life trainer e criador do Método MD de Inteligencia Emocional, Douglas Maluf é especialista no comportamento humano e conhecido pelos programas neurolinguísticos que desenvolve com atletas e celebridades.

Sem romantizar a crise que estamos vivendo, Maluf deu uma entrevista super especial ao Redes Cordiais e compartilhou ideias de como usar o confinamento a nosso favor. “É possível usar esse momento para encontrar a beleza do silêncio (que anda cada vez mais escasso).” Para ele, a pandemia está criando espaços e ampliando nossa escuta. …


Parceria disponibilizará cards com checagens e dicas sobre empatia nas redes sociais para criar rede de informação de qualidade sobre o tema.

A Agência Lupa e o Redes Cordiais firmaram uma parceria em prol da qualidade da informação sobre o coronavírus. Influenciadores digitais treinados nos workshops de combate à desinformação e ao ódio virtual do Redes Cordiais vão compartilhar checagens da Lupa e conscientizar seus seguidores para a importância de ficar alerta contra as fake news e os ataques on-line decorrentes da pandemia.

Desde domingo (15), já estão sendo espalhados pelas redes sociais cards com checagens feitas pela Lupa nos…

Redes Cordiais

Educação midiática: combate à desinformação e ao discurso de ódio nas redes. Vem com a gente construir uma nova internet!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store