Redes Cordiais se une a lideranças e agentes comunitários de saúde para enfrentar a desinformação.

Redes Cordiais
2 min readJun 4, 2020

A pandemia do novo coronavírus veio acompanhada do que a OMS nomeou como “infodemia”, um excesso de informação e de notícias falsas que são prejudiciais à saúde pública e demandam ação. Como forma de buscar soluções para frear o avanço desses conteúdos enganosos, o Redes Cordiais criou o projeto Agentes da Informação, no qual capacita lideranças e agentes comunitários de saúde para atuarem no enfrentamento à desinformação e ao discurso de ódio. Integrantes da linha de frente do combate ao coronavírus, esses grupos serão aliados do Redes Cordiais como propagadores de informação de qualidade.

Durante os encontros, os agentes e líderes comunitários serão apresentados ao ecossistema das fake news de uma forma que dialogue com as suas realidades de atuação.

Por meio dos princípios da Comunicação Não-Violenta, o conteúdo aborda ainda questões importantes nesse contexto de pandemia e desinformação, como a qualidade da escuta, a necessidade de respostas empáticas e a abertura de um espaço de diálogo para esses profissionais que estão em contato constante com as comunidades e expostos a riscos, angústias e atos hostis.

Além das oficinas, os grupos formados por integrantes de comunidades espalhadas por diversos pontos do país terão com o Redes Cordiais um canal para tirar dúvidas referentes ao universo das fake news. Durante três meses, esses profissionais serão abastecidos de materiais que os ajudarão a dar andamento no trabalho diário de agentes da informação nos seus locais de trabalho.

As práticas educativas dos agentes realizadas diariamente nos territórios, no contato com os moradores, especialmente nas visitas domiciliares, são um meio importante de divulgação de informações seguras para a prevenção das doenças e a promoção da saúde. Especialmente em contextos de crise, nos quais existe uma enxurrada de conteúdos enganosos, as lideranças e os agentes comunitários se fazem atores protagonistas na luta contra a “infodemia” e na disseminação de informação de qualidade.

Em tempos de pandemia, conteúdos verdadeiros salvam vidas e o Agentes da Informação é mais um combatente nessa luta.

Quer receber a newsletter do Redes Cordiais? Aprenda a não cair em boatos, a qualificar o diálogo em vez de brigar na internet e tendências das grandes plataformas. Reportagens, entrevistas e dicas!

Inscreva-se em: https://bit.ly/2WMHnnQ

--

--

Redes Cordiais

Educação midiática: combate à desinformação e ao discurso de ódio nas redes. Vem com a gente construir uma nova internet!