Consumo com consciência ambiental é prioridade para mulheres e Geração Z

Reds Research
6 min readApr 11, 2023

--

As questões ESG - Ambientais, Sociais e de Governança — vêm se tornando relevantes na vida dos brasileiros. Cada vez mais, as causas climáticas e do meio ambiente preocupam os consumidores e por isso acabam por influenciar as decisões no consumo.

O consumo consciente, sustentável é responsabilidade do Consumidor e das Marcas

O consumo não pode mais ser dissociado da responsabilidade. Desejamos consumir, mas também temos consciência de que nossas escolhas têm consequências sociais, econômicas e ambientais. A proteção e preservação do nosso planeta não são apenas um compromisso, mas uma urgência que precisa ser atendida e faz parte da responsabilidade do consumidor.

De acordo com o estudo Brasil Brasileiro, feito pela HSR Specialist Researchers feito com 1250 pessoas em todo o Brasil, os brasileiros concordam mesmo que o meio ambiente é responsabilidade dos próprios indivíduos (31%) e das empresas/ iniciativa privada (18%) e não só do Governo (46%), embora ele seja ainda o principal responsável.

Por isso, as empresas agora reconhecem a natureza como o principal stakeholder de seus negócios, indo além de meros discursos. A incorporação de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no cerne de suas estratégias é fundamental. Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a isso, aumentando a fiscalização e cobrando compromissos genuínos com a humanidade, alinhados a seus valores, principalmente entre a geração mais jovem.

A tendência de conscientização ambiental é especialmente impulsionada pelas mulheres e pela geração Z, que não apenas assume a responsabilidade pela crise ambiental, mas também sente que a sociedade como um todo precisa agir para reverter a degradação que foi criada para as futuras gerações. Não se trata apenas de respeitar o meio ambiente, mas sim de regenerá-lo.

No estudo, 38% das mulheres acham que são responsáveis pelo meio ambiente contra 23% dos Homens. Enquanto 36% da Geração Z também tem uma consciência maior, versus os Millenials — 30%.

Mulheres e Geração Z assumem mais responsabilidade pelo Meio Ambiente

Responsabilidade na cadeia: Quais ações sustentáveis que podem ser adotadas pelos consumidores que ajudam o meio ambiente?

  1. Consumo consciente: Optar por produtos e serviços de empresas que tenham práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente, como redução do uso de recursos naturais, uso de materiais reciclados e/ou renováveis, e embalagens sustentáveis. Verificar os rótulos e certificações de produtos pode ser uma forma de identificar empresas comprometidas com a sustentabilidade.
  2. Economia de recursos naturais: Reduzir o consumo de água, energia e outros recursos naturais em casa e no trabalho. Por exemplo, fechar a torneira enquanto escova os dentes, desligar os aparelhos eletrônicos quando não estão sendo usados, e utilizar iluminação LED são ações simples que podem ajudar a economizar recursos naturais e reduzir a pegada ecológica.
  3. Reciclagem e descarte adequado: Reciclar materiais como papel, vidro, plástico e metal, e descartar resíduos de forma adequada, seguindo as normas de coleta seletiva e reciclagem da sua região. Além disso, é importante evitar o descarte incorreto de resíduos perigosos, como pilhas, baterias e eletrônicos, que podem causar poluição ambiental e danos à saúde.
  4. Mobilidade sustentável: Optar por formas de transporte mais sustentáveis, como caminhar, andar de bicicleta, usar transporte público ou compartilhar caronas. Essas opções podem reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.
  5. Redução do consumo de carne e alimentos de origem animal: A produção de carne e alimentos de origem animal é uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa e contribui para a degradação ambiental. Reduzir o consumo desses alimentos ou optar por opções mais sustentáveis, como alimentos de origem vegetal, pode contribuir para a redução do impacto ambiental.
  6. Engajamento e ativismo: Participar de iniciativas de engajamento e ativismo, como petições, campanhas e protestos, em prol de políticas públicas e regulamentações mais rigorosas em relação ao meio ambiente. Isso pode envolver o apoio a organizações ambientais, a pressão por políticas mais sustentáveis e a participação em debates sobre questões ambientais em sua comunidade.
  7. Educação e conscientização: Manter-se informado sobre questões ambientais, buscar conhecimento sobre práticas sustentáveis e compartilhar informações com outras pessoas para aumentar a conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente. A educação é uma ferramenta poderosa para criar mudanças positivas.

No entanto muitos brasileiros ainda associam sustentabilidade a altos custos e produtos mais caros. Por isso, é hora de mostrar que comportamentos sustentáveis, como reciclar, reutilizar e reconstruir, também são acessíveis e podem ser opções econômicas, em vez de somente escolhas premium. É preciso desconstruir a ideia de que a sustentabilidade é um luxo, e sim uma abordagem viável e econômica para um futuro mais sustentável.

A nova pegada ESG

Hoje os investidores possuem mais e melhores ferramentas e métodos para avaliar as práticas ESG no negócio.

O que significa ESG na pegada de hoje?

  • Eficiência, sua empresa usa bem os recursos que precisa? Energéticos, pessoais, matérias primas, etc?
  • Seu time é diverso e engajado? SEU turn over é alto? O ambiente de trabalho é saudável?
  • Sua marca tem boa reputação no mercado?
  • Seus clientes têm relação com a marca? Se identificam com o propósito? E seus valores e práticas serão sustentáveis a longo prazo?

Investidores hoje, analisam se sua missão e valores tem a ver na prática, com suas ações, e mais, se estão dando o resultado para o acionista.

Quais são as práticas ESG reais em relação ao Meio Ambiente nas empresas?

  1. Sustentabilidade na cadeia de suprimentos: As marcas podem avaliar e melhorar a sustentabilidade de sua cadeia de suprimentos, buscando parcerias com fornecedores que adotem práticas sustentáveis, como redução do uso de recursos naturais, gestão responsável de resíduos, uso de materiais reciclados e/ou renováveis, e adoção de práticas socialmente responsáveis.
  2. Eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa: As marcas podem investir em tecnologias e práticas que visem à eficiência energética em suas operações, bem como na redução de emissões de gases de efeito estufa. Isso pode incluir a adoção de energias renováveis, a implementação de medidas de conservação de energia, a otimização de processos de produção e transporte, e a compensação de emissões por meio de projetos de carbono neutro.
  3. Inovação em produtos e embalagens sustentáveis: As marcas podem desenvolver produtos e embalagens mais sustentáveis, buscando alternativas de materiais de baixo impacto ambiental, como materiais reciclados, biodegradáveis ou compostáveis. Além disso, podem buscar soluções que prolonguem a vida útil dos produtos, promovendo a economia circular e reduzindo o descarte prematuro.
  4. Engajamento do consumidor: As marcas podem envolver os consumidores em suas iniciativas de sustentabilidade, por meio de campanhas de conscientização, programas de recompensa para comportamentos sustentáveis, incentivo ao consumo consciente e divulgação transparente de suas práticas ambientais. Isso pode estimular a participação dos consumidores na causa ambiental e promover uma mudança de comportamento.
  5. Transparência e prestação de contas: As marcas podem adotar práticas de governança corporativa transparentes, divulgando informações sobre suas práticas ambientais, sociais e de governança, bem como estabelecendo metas e indicadores de desempenho ambiental mensuráveis. A transparência e a prestação de contas são importantes para ganhar a confiança dos consumidores e da sociedade em geral.

Quer ficar antenada com o futuro agindo de forma prática? E levar para seu board insights sobre o que de fato vende?

Tem dificuldade em traduzir a dor do consumidor e seus problemas em insights práticos ?

Quer saber que práticas ESG sua empresa pode começar agora a implementar no seu portfólio de produtos?

Fale com os especialistas da Reds.

Nossa paixão é estudar as diversas dinâmicas de consumo.

www.redsresearch.com.br

--

--