Container: cores, formas e sustentabilidade

http://www.rhadarlog.com.br/exigencia-de-certificacao-de-peso-bruto-dos-containers/

A construção civil com containers está diretamente ligada a sustentabilidade. Você sabe por quê?

Pense em uma caixinha velha, abandonada e sem cuidado algum… Agora, pense nesta mesma caixa reformada e cheia de vida dentro e fora. É assim que essa caixa de aço, chamada de container se torna sustentável.

Os containers são estruturas de aço extremamente fortes e leves feitas para se encaixarem entre elas, facilitando o empilhamento e a montagem no espaço. Porém, como nem tudo é perfeito, na sua fabricação são usadas tintas com componentes químicos pesados que ajudam a aumentar sua vida útil no transporte marítimo, além das suas superfícies internas serem expostas a inseticidas tóxicos para proteger a carga. Tudo isso, somado a quantidade de combustíveis fósseis que são utilizados para seu transporte fazem com que a sustentabilidade seja questionada.

É justamente aí que a transformação começa!!! As empresas abandonam os containers nos países de destino por não valer o gasto da viagem de volta. O que você faria com um material de alta durabilidade, disponibilidade e ainda com um custo bem abaixo da construção convencional? Siiiiiim, reaproveitar e transformar em um lugar habitável!!!

Pontos mais do que sustentáveis na construção civil com containers:

- Reaproveitamento de um material que estava abandonado e poluindo a natureza;

- São caixas feitas para serem empilhadas, evitando uma fundação invasiva no solo. O relevo natural da área é respeitado, preservando o solo e lençol freático, assim, o terreno tem uma área permeável maior, permitindo o escoamento da chuva;

- Construção rápida e limpa;

- São de baixo custo, comparado com uma construção convencional tem uma economia de 30%.

Alguns cuidados especiais são necessários para a caixa se tornar habitável: primeiro deve-se descontamina- la; o container é feito de aço — um forte condutor de calor — logo, a posição da implantação do projeto em relação ao sol faz toda a diferença; é necessário um isolamento térmico adequado, uma opção sustentável que se encontra no mercado é o Isoft — feito de garrafa PET; suas aberturas — como portas e janelas — devem ser feitas por mão de obra especializada, pois afetam a estrutura geral do container.

Alguns projetos que encontramos pelo Brasil:

  • Uso: residência
http://minhacasacontainer.com/2017/03/28/casa-mc-no-brasil-usando-3-containers/
  • Uso: residência + escritório
http://minhacasacontainer.com/2015/12/01/a-casa-e-o-escritorio-container-da-carla-dadazio/
  • Uso: Hotel
http://minhacasacontainer.com/2017/03/21/hospedagem-em-container-na-serra-catarinense/
  • Uso: loja
http://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/studio-mk27_/decameron/322

Como vimos, o container pode ter muitos usos e cores, e nós amamos isso!! Para uma construção ser sustentável, não basta apenas ter o selo de ecologicamente correto, é necessário que se pense nela como um todo, desde a origem de sua matéria, no conforto ambiental até seu impacto no solo.

Você moraria/ trabalharia em um container?

Referências: https://www.hometeka.com.br/inspire-se/8-dicas-de-arquitetura-e-construcao-com-containers/ ; https://www.hometeka.com.br/pro/veja-os-pros-e-os-contras-da-arquitetura-com-conteineres/ ; http://wwwo.metalica.com.br/container-city-um-novo-conceito-em-arquitetura-sustentavel ; http://minhacasacontainer.com/