‘Você pode criar um site em 5 minutos. Mas não deve’

As ferramentas estão todas aí. O avanço em tecnologia permite hoje que qualquer pessoa com um computador, internet e cartão de crédito monte seu site e o coloque no ar em poucos minutos, sem precisar de nenhum conhecimento de design e programação.

Cristiano Mendes, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina da GoDaddy, empresa de hospedagem de sites, garante que o processo pode ser concluído em 5 minutos no criador de sites que oferece.

Mas, para o bem da empresa, ele mesmo recomenda que não se faça isso. “É melhor você não fazer isso em 5 minutos. É importante você investir tempo pensando no conteúdo”, disse durante a palestra “5 Passos Para Construir sua Presença Online”, na Feira do Empreendedor, em São Paulo (veja os tópicos abaixo).

Presença online, como Mendes define, “não se resume a um website”. “É a identidade do seu negócio na internet. É a voz do negócio”. E ela deve ser planejada de forma ampla, considerando também as redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Muitos empreendedores percebem essa necessidade no dia a dia da empresa. Para criar suas contas nas redes sociais, o processo é quase instantâneo. Mas mantê-las vivas e interessantes requer mais do que tecnologia, requer conhecimento do público, do negócio, de comunicação e criatividade.

Entre as conversas que tive com empresários durante o evento, me chamou a atenção a história da dona de uma butique na cidade de Pereira Barreto (SP). Ela não estava na Feira para buscar informações operacionais ou de finanças para a loja que já mantém há 30 anos. Ela viajou 700 km para buscar conhecimento de como nutrir seu site e contas nas redes sociais.

Depois de resistir a posicionar seu negócio na internet, ela criou uma página no Facebook. E sentiu o poder da rede. Segundo ela, o canal permitiu que o negócio alcançasse novos públicos. Logo, já abriu também uma conta no Instagram. Mas chegou um momento em que ela sentiu falta de pensar estrategicamente o que publica.

Enquanto participávamos juntas de uma atividade no espaço Hackatruck, para construir um Mapa da Empatia (ferramenta para ajudar a compreender o público), pude notar o quanto era importante para ela absorver técnicas para entender as necessidades de suas clientes.

Ela não está preocupada em postar nada instantaneamente em seu site ou nas suas redes sociais. Ela entendeu na prática o quanto o conteúdo precisa ser planejado e estudado.

A seguir, veja os 5 passos para construir sua presença online, segundo Cristiano Mendes, da GoDaddy:

1. Escolha o nome de domínio

“O nome representa a sua marca. Escolha um nome fácil de lembrar, atemporal, o mais curto possível e diretamente relacionado ao negócio.”

2. Registre o domínio

“Use informações precisas no registro. Não se apegue a domínios .COM.BR caso o nome que você deseja não esteja mais disponível. Existem inúmeras possibilidades de domínios que podem servir bem ao seu negócio (exemplo: seusite.pizza ou seusite.delivery)”

3. Crie um site

“O site é a voz do negócio. Invista tempo no conteúdo. Para testar a viabilidade de um negócio, não é necessário gastar com design a princípio. Use um criador de sites gratuito. Depois que o negócio se mostrar lucrativo, você pode investir mais e contratar um profissional. Pense também no mobile.”

4. Promova o site nas redes sociais

“Marque sua presença nas redes sociais, mas crie conteúdo relevante para nutri-las. A melhor forma de saber como gerar conteúdo é você se colocar no lugar do cliente.”

5. Conecte-se com seus clientes

“Mantenha-se sempre conectado com os seus clientes. Uma das formas mais baratas e efetivas é o e-mail marketing. Crie sua própria lista de e-mails fazendo cadastro de clientes, não caia na tentação de comprar listagem pronta. O e-mail marketing oferece um contato direto com o seu cliente e potencial cliente. Mas não envie e-mails demais e nem apenas com ofertas e promoções. Envie informações relevantes.”


Gostou do que leu? Vou adorar que você compartilhe! Tem algum elogio, crítica ou sugestão? Ficarei grata em conhecer sua opinião nos comentários.

Para ver todos os meus artigos clique aqui. Para me acompanhar, me siga!

Muito obrigada e até mais!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Renata Gama’s story.