Por que não php-cli ?

Todos os desenvolvedores com qual já tive oportunidade de trabalhar usa bem pouco ou nunca usou o php-cli. Talvez pelo aprendizado do PHP já ter sido direto pelo navegador, esquecemos a capacidade que ele tem em gerar scripts também.
Atualmente, estou utilizando muito o php-cli para processamento de arquivos XML, JSON ou do próprio MySQL evitando consumir o processamento do Apache.
Vou escrever aqui alguns exemplos de scripts php cli para o terminal e mais algumas dicas de comandos do próprio PHP que talvez você desconheça.
Primeiro exemplo, receber dois números solicitados e fazer a soma deles.

Bem simples não? A mesma coisa que você aprende na faculdade ou em algum curso de lógica que muitas vezes ensinado com outras linguagens.
Mais informações: http://php.net/manual/pt_BR/function.readline.php
Agora, passando diretamente no terminal.

$argv é uma variável reservada do PHP que recebe os parâmetros passados no inicio da execução do arquivo.
Mais informações: http://php.net/manual/pt_BR/reserved.variables.argv.php
Usando o composer e executando o php-cli
É possível, além de você executar pequenos comando, fazer automatizações maiores até usar o composer para facilitar. Neste teste, irei utilizar uma lib que retorna o código do IBGE de um determinado município. Mas qualquer lib que está no composer é possivel utilizar.

Como na imagem, basta você instalar as dependências igual você instalaria em outro projeto e colocar o “ require ‘vendor/autoload.php’ ”, feito isso, seus namespaces já estão disponíveis.
Mais informações: https://tableless.com.br/composer-para-iniciantes/
Em geral é isso, mostrando mais uma funcionalidade de várias do PHP para melhorar seu workflow. Qualquer sugestão, deixe ai no comentários, e se gostou deixa aquele coração ;)
