Huawei Foldable: é assim que se faz Samsung!

Thiago Brandt
3 min readFeb 26, 2019

--

No meu último texto eu falei sobre o lançamento da Samsung, na linha S10 em conjunto com o conceito de smartphone dobrável e seus erros.

É claro que não comentei dos acertos, tem milhares de textos falando deles. O foco de toda grande marca de produto e serviço, deve ser o seu cliente. Toda experiência de usuário deve ser direcionada para criar um usabilidade adequada e foi nisso que a Huawei acertou em cheio!

Huawei Foldable, um dobrável pensado na usabilidade.

Ao contrário da Samsung, este "celular dobrável" (pra mim ainda é um tablet dobrável, como dito aqui) tem vantagens na sua usabilidade. Diferente do rival, este aparelho dobra-se mantendo a tela para fora, a grande melhora nisso é que quando ele está no modo celular, o usuário tem mais área de tela para interagir, bem mais generosa do que aquela janelinha medíocre do Galaxy.

Além de que o usuário fica com todas as câmeras disponíveis para selfie. Já reparou que as pessoas tiram mais selfies hoje em dia do que fotos com a câmera traseira?

A grande estratégia da Huawei nesse lançamento, além do design superior, foi o preço elevado. Por mais que a mentalidade da maioria das pessoas seja a de pagar o mínimo pela máxima qualidade, o Mate X custa $2.600! Quase $700 a mais do que seu rival. Com isso a empresa está se colocando em outro patamar. É óbvio que estes aparelhos não são pra qualquer um, e é exatamente isto que está sendo dito pela marca.

Como o device da Samsung foi o primeiro a ser lançado, nós não temos um comparativo para poder dizer se ele é caro ou barato. Porque foi criada uma nova categoria de smartphone (ou phablet, ou tablet, pra mim isso é um tablet). Quando ela se lança com este preço mais elevado, ela está dizendo que é o melhor produto.

Mesmo que as pessoas fiquem nessa guerra infinita pra falar que tem celular de entrada que é melhor que um XS, todo mundo tende a associar preço com qualidade. Existe alguém na página da Bugatti dizendo que seu Chevrolet é tão bom quanto uma Ferrari e que só idiotas gastão milhões com automotivos? Não.

É mais fácil de atacar, porque as pessoa não entendem de tecnologia e são viciadas em números e designs novos todo ano. Mas o que está guerra dos dobráveis está abrindo, é uma nova paradigma tecnológico. O conceito já está sendo trazido para o mercado por 2 dos grandes players de tecnologia e teremos novidades quentinhas vindo pela frente, e as famosas especulações para saber se as outras gigantes do mercado pretendem acompanhar esta onda iniciada pela samsung, e já peitada pela Huawei.

Na década de 90 um aparelho móvel custava 4 mil reais, com a inflação corrigida hoje seria algo em torno de 15 mil reais, era um artigo de luxo. Agora talvez, os phablets vão começar a perder espaço para os foldables como artigos de luxo e status na tecnologia. Independente de quem seja o melhor, é gostoso de ver que sempre estamos um passo a frente rumo ao amanhã no quesito tecnológico, pontos pra sociedade.

--

--

Thiago Brandt

Especialista em aplicativos e negócios mobile. Inovação é uma arte e tecnologia uma paixão!