Ferramentas

Já está com seu chimarrão? Então, bora lá. Vamos ao assunto Ferramentas :)

Tools

Lembram que contei neste texto como tem muito material na internet para quem quer aprender a programar? Pois então, também tem muita dica e muita coisa boa. Mas quando estamos iniciando fica tudo meio confuso. Então, para te ajudar a focar, separei algumas ferramentas úteis que vai precisar para desenvolver suas atividades de forma mais eficaz.

Importante: existem várias formas de fazer a mesma coisa. Assim como podemos nos expressar de formas diferentes para dizer a mesma coisa, na programação também podemos chegar no mesmo objetivo criando nosso código de inúmeras maneiras). O mesmo vale para ferramentas. Existem muitas opções por aí que atendem ao mesmo objetivo. Cito algumas para facilitar ;)

Editores de código

O editor de código serve para você editar seu código (jura? rsrsrs). Como já comentei, existem muitas opções e vai muito do seu gosto e daquele editor que você vai se adaptar melhor, além da sua necessidade. Cada um tem suas características: pode ser leve/pesado, simples/completo, código aberto/pago, etc. Basicamente, você pode usar até o bloco de notas do seu computador para criar e editar seus códigos, mas os editores tornam sua vida muito mais fácil, confie em mim ;)

Alguns editores são mais focados em determinada linguagem de programação, o que não impede de você poder usá-lo para outras linguagens também.

  1. Para usar no seu computador (download)

Estas opções são gratuitas ou têm versões gratuitas. Estes editores têm diversos recursos e tem muitas alternativas de personalização, incluindo: personalização do tema e highlight, trabalhar com arquivos e pastas, recurso autocomplete, e muito mais.

2. Para usar online

Estes editores de código servem para você criar, editar e testar seu código online e já ver o resultado dele na hora, ali mesmo já pode ver se está tudo funcionando como esperado. Estes editores também são gratuitos ou têm versões gratuitas.

Codepen é muito utilizado para editar códigos online. Comporta HTML, CSS e Javascript. Uma das grandes vantagens do Codepen é que você pode publicar suas páginas na web. Lá você também pode ver outros projetos e a variedade enorme dos “pens” — como são chamados os projetos — e ainda servem de inspiração para a sua criatividade!

Pessoalmente, eu gosto bastante deste. Comporta HTML, CSS e Javascript. Você coloca todos os seus arquivos, imagens, etc. Assim como o Codepen, você também pode publicar suas páginas na web e já vê o resultado na versão desktop e na versão mobile.

Simples, prático e eficiente. Comporta HTML, CSS e Javascript. Ótimo também para compartilhar seu código e pedir aquela bela ajuda para a comunidade no erro que você não consegue achar de jeito nenhum ;)

Editor de código online (várias linguagens). Versão gratuita e paga.

Editor de código online, comporta a linguagem PHP.

Algumas sugestões que ainda não testei:

Outras ferramentas importantes

Github

Sistema de controle de versão de arquivos. Todo o desenvolvedor que está levando a sério sua carreira de programação, deve considerar usar o Git / Github.

Stack Overflow

Uma opção para esclarecer dúvidas, é como se fosse um Google da programação. Para acessar o site em inglês, acesse aqui.

Google Developer Tools

Totalmente necessário para a criação web. Serve para fazer testes e ajustes no seu código e, também, para visualizar como os sites são construídos. Você ativa este recurso clicando com o botão direito do mouse na página do browser e selecionando “inspecionar”.

Espero que tenha gostado e que aproveite as ferramentas.

Agora me conta quais ferramentas você usa e quais indica.

Happy coding!