O passo a passo simples e prático para criar um Instagram comercial para sua empresa

Renata Carvalho
4 min readJun 18, 2020

Não é preciso ir muito longe para notar que o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros atualmente. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 70% dos entrevistados disseram ter uma conta nessa mídia social, ou seja, quase todo mundo está lá!

Aí você me pergunta “se todo mundo está no Instagram, minha empresa tem que estar também, não é verdade?”. Sim e não.

Começarei pelo sim: você precisa criar uma conta comercial no Instagram, porque essa mídia social proporciona uma relevante visibilidade para o negócio e a possibilidade de aumentar o número de clientes estando nela é grande.

Já sobre o “não precisar estar no Instagram”, isso vai depender muito do público que você quer alcançar — esse é um assunto que requer um post exclusivo, então, para início de conversa, trabalharemos com a ideia de que seu público consome e está no Instagram.

Mas por que essa rede social é tão boa para sua empresa mesmo?

Ela é vantajosa porque:

  • aumenta sua presença no meio digital;
  • aproxima o cliente da sua marca;
  • ajuda a aumentar as vendas;
  • possibilita ter novas ideias para novos produtos e serviços;
  • auxilia na realização de novas parcerias com empresas e fornecedores;
  • entre outros.

Como começar?

Para deixar todo o processo mais intuitivo e didático, utilizarei como exemplo uma personagem fictícia, Maria, que possui uma loja de bijuterias.

Supondo que Maria tem uma conta pessoal no Instagram, o primeiro passo é entrar no perfil e clicar no canto direito da tela, no ícone de três traços horizontais, em seguida ir em “Configurações” e logo depois em “Adicionar conta”

Passadas essas primeiras telas, chegou a hora de escolher um nome de usuário — se sua empresa já tem um nome, basta colocá-lo e testar algumas combinações que estejam disponíveis no Instagram.

O próximo passo é associar a nova conta ao perfil pessoal — a ideia aqui é facilitar tanto o processo, quanto o acesso a essa conta no seu dia a dia — , por fim, basta avançar e concluir o cadastro.

tutorial instagram

As próximas telas são recursos importantes — como adicionar uma foto e seguir pessoas que você conhece — em que é possível optar por fazer isso de imediato, ou pular e realizar esse passo com mais calma depois indo em “Editar Perfil”.

Pronto, agora você já tem uma conta criada, mas ela ainda está como um perfil pessoal e não profissional. Então, seguimos em “Editar Perfil”, clicando no recurso “Mudar para conta profissional” para logo em seguida escolher a melhor opção que descreve seu negócio. No caso da nossa personagem Maria, ela vai se cadastrar como uma empresa.

tutorial instagram

Chegou a hora de definir o tipo de categoria para o seu negócio — aqui o Instagram disponibiliza uma série de classificações, cabendo a você encontrar a que mais se encaixa com os produtos/serviços e os objetivos da empresa. Como Maria tem uma loja de bijuterias, ela pode classificar sua conta como “Produto/serviço”.

Em seguida, é sugerido conectar a o Instagram a uma página do Facebook (caso você ainda não tenha uma, não se preocupe, é possível pular essa etapa e cadastrar uma fan page depois).

tutorial instagram

Por fim, é preciso preencher algumas informações comerciais públicas, como e-mail, telefone e endereço — esses campos são de grande importância para os clientes entrarem em contato. Depois é só clicar em “Avançar” que a sua conta já estará criada.

Apesar de ter muitos passos, criar um Instagram comercial não é um procedimento muito complexo de se realizar, mas é preciso ter paciência e preencher todos os campos e etapas do jeito certo. E esse é apenas o primeiro passo para você começar a utilizar a sua conta profissional de fato.

Se você gostou desse tutorial, confira este aqui também para entender como organizar a sua conta do Instagram e se preparar para fazer sua primeira postagem!

--

--