Quanto Vale o “KI” em Joules?

Hoje faremos uma breve análise de um anime que muitos de minha geração adoram: Dragon Ball Z. Se o Goku existisse, quanto proporcionalmente seria o estrago que ele poderia causar na Terra devido ao seu “KI”. Vamos (tentar) misturar um pouco de física e humor nessa publicação

De acordo com a Wiki do Dragon Ball, “KI” é uma espécie poder espiritual dos Guerreiros Z, e o termo também é utilizado em artes marciais como Kung Fu e o Tai Chi para definir a energia de um lutador. Akira Toriyama (criador do Dragon Ball) afirma que o “KI” é composto por três elementos: Genki (energia), Yūki (coragem) e Shōki (mente). Também pode ser positivo ou negativo (uma espécie de “KI” do bem e do mal).

Mas quanto vale um “KI” equivalete a 1? É possível mensurar no Sistema Internacional de Unidades o poder de luta de um Guerreiro Z? O que significa a emblemática fala do Vegeta no episódio em que ele luta contra o Goku? Eu poderia mensurar o meu “KI”?

Vamos tentar responder essas perguntas de forma analítica — com todo o conhecimento de física de ensino médio que possuo. De acordo com a tabela de poderes de luta dos Personagens de Dragon Ball, no primeiro episódio da série, o Goku tinha um poder de luta de 10. Por ele ser criança e menor que a Bulma, provavelmente ele deveria medir aproximadamente a 1,30 m. Assistindo o episódio, me deparei no minuto 8:03 com a cena em que Goku consegue erguer sobre a cabeça um carro semelhante a um Fiat Uno (que pesa em média 850 kg) com dificuldades. Com isso, podemos aplicar o conceito de conservação de energia:

Sendo que a massa no caso é a soma da massa do carro com a massa da Bulma (estipulei o valor médio do peso de uma mulher).

Com isso podemos observar que aproximadamente um “KI” de 10 é equivalente a 11590,4 J. Logo cada “KI” equivale a 1000 J aproximadamente (fiz esse arredondamento para facilitar nossas análises).

Com isso é possível medir o seu “KI”. Veja o que de mais pesado você consegue levantar e qual a altura você levantar essa coisa. Multiplique tudo pela aceleração da gravidade e por fim divida por 1000 para saber o seu poder de luta (que provavelmente não chega nem a 1 mesmo você comendo sua panquequinha de whey todos os dias).

Agora vamos brincar com a tabela dos “KI” dos personagens. Quando o Goku virou Super Saiyajin na luta contra o Frieza, seu “KI” era equivalente a 150.000.000, ou seja, 150.000.000.000 J ou 0,15 TJ (terajoules). A bomba que atinjiu Nagasaki em 9 de agosto de 1945 tinha o equivalente a 84 TJ. Logo, Goku conseguiu salvar nossas vidas — na batalha de Namekuzei — com apenas 0,18% da energia produzida no ataque pós-guerra. Comparativamente, o dano da Genki Dama do Goku Super Saiyajin causaria um estrago semelhante a 150.000 bisnagas de dinamite, ou seja, poderia fazer uma bela cratera na superfície de uma determinda região (ele não conseguiria nem fazer cócegas para destruir o planeta).

Conclusão: Goku não conseguiria salvar as nossas vidas de um desastre nuclear. Mesmo assim o considero o Herói mais poderoso de todos. Espero que tenham gostado da análise e envie um email caso tenha algum erro ou alguma sugestão. Até a próxima.