A libertadores é tudo isso mesmo?

Depois do apito
Sep 2, 2018 · 6 min read

A libertadores só é o que é por causa de nós!”

Após essa decisão da Conmebol em punir o Santos pela escalação "irregular" de Sanchez é o cúmulo, entretanto não fico surpreso pelo ocorrido até porque a Libertadores perde sua magia a cada ano que passa.

É a Copa da América, reuni os principais países dentro do continente, mas não camufla o fato de ser uma competição que já não é a mesma de anos atrás.

Vou separar tudo em partes para ficar mais fácil:

  • Não há retorno financeiro

Atualmente nesse quesito, o campeão da libertadores arrecadará uma premiação menor que o Campeão da Copa do Brasil, não acredita?
Vamos aos números:

Campeão da libertadores - Cerca de 20 milhões.
Campeão da Copa do Brasil - Cerca de 68 milhões.
Campeão Brasileiro - Cerca de 18 milhões.

Mesmo levando em consideração premiações que recebem no decorrer de cada fase a Libertadores não chega aos pés da Copa do Brasil e não tem tanta diferença em relação ao Brasileiro.
Podemos pensar num possível título Mundial, tendo em vista a melhor das hipóteses, mas o valor ainda não chega ao pago pela Copa do Brasil.
O mundial paga uma quantia de cerca de 15,5 milhões. Então podemos arredondar que o time que se torna campeão da América e do Mundo fatura cerca de 45 milhões (pensando alto), ainda se torna um valor baixo, quase 25 milhões a menos que a própria Copa o Brasil.
Com isso, vemos o quanto a competição não fortalece o clube de forma financeira se comparada com outras competições.

  • Erros gritantes

A imagem que cada ano é manchada, o livro que teve o capítulo Santos, já colecionava inúmeras páginas com erros contra os times brasileiros.
Vamos relembrar alguns:

Corinthians x Boca Jr em 2013 o caso Amarilla, no meu ver um dos maiores roubos no futebol.
Para aqueles que não se recordam foi resumindo, a partida teve pênaltis não dados e gols anulados de forma injustas, a torcida alvinegra aplaudiu o time no término do jogo, pois sabia que o time merecia a vitória.

Lance de pênalti claro que não foi marcado

Atlético de Nacional x São Paulo em 2016, a partida teve dois pênaltis claros a favor do time tricolor, um no primeiro tempo e outro no segundo ambos em cima de Hudson.
A não marcação interferiu diretamente no resultado da partida afinal, os dois pênaltis não foram marcados ainda quando a partida estava empatada e com isso poderíamos ter tido um fim totalmente diferente.

Pênalti claro sobre Hudson que não foi marcado

São Paulo x Vélez em 1994 na final, o jogo foi marcado por uma série de faltas que não geraram cartões, pênaltis e a partida impediu que a equipe de Telê (técnico do São Paulo na época) levantasse a taça mais um vez.

Lance claro de pênalti, mas a arbitragem deixou passar

Boca Jr x Palmeiras em 2001 na semi final, a partida foi marcada como "assalto" e "esquema" pela imprensa por conta, daquela história de sempre, penalidades claras que não foram marcadas e lances constantes de faltas que não tiveram sua devida punição.

Pênalti inexistente que foi marcado a favor do Boca Jr

Santos x Penarol em 1962, a final de três jogos.
O jogo de volta foi uma verdadeira confusão, o Santos empatou a partida em 3x3 e ao final do jogo a torcida santista explodiu de felicidade e teve até volta olímpica, mas o juiz não validou o gol e na súmula decretou 3x2 para o Penarol, dessa forma o jogo se estendeu para uma terceira partida que terminou com o título do Santos.

Uma observação, recentemente a Conmebol avisou que o River Plate não será punido por escalar um jogador irregular, Zuculini (nome do jogador) foi expulso em 2013 e até hoje não cumpriu duas partidas de suspensão.
Vemos uma história parecida nos gramados de Santos, mas o que muda é o tratamento.

(Deixei no final do texto um link com os lances de cada jogo, para que possam entender com mais clareza o que ocorreu de fato).

  • Elitizar as arquibancadas

Não podemos esquecer que a partir do ano que vem a Libertadores terá sua final em um jogo único em um estádio pré determinado.
Apesar de já ter relatado sobre isso aqui no blog, só trago um breve resumo, não há motivos para implantar essa imagem de Europa aqui.
Não há como um torcedor brasileiro sair de sua rotina e ir até o Chile para ver seu time jogar a final sem se preocupar com hospedagem, ingressos, família, estudos, trabalho e o quanto irá pagar.
É inviável imaginarmos que o descolamento é tão em conta e fácil como é na Europa, por exemplo.
Final única na libertadores, é o tapa na cara que nenhum torcedor precisava levar.

  • Imagem do Futebol Sul-americano

A cada ano que passa somos vistos lá fora com maus olhos.
Nos últimos 5 anos eu aposto que você tem de cabeça alguma partida que terminou em pancadaria, torcedor invadindo o campo, jogadores sendo expulsos por entradas violentas e polícia entrando para apaziguar a situação.

Quando é o nosso time em campo costumamos soltar aquele "não abaixa a cabeça não", mas sabemos que não são todos os jogos que podem ter um telespectador infantil, as constantes brigas e violência só mancham a imagem do futebol sul-americano num ponto de vista internacional.
E cada dia mais afastamos as crianças das arquibancadas com medo delas serem vítimas de tantas tragédias e muitas vezes deixamos a distantes da televisão porque de alguma forma elas podem aprender com toda essa imagem negativa.

  • A libertadores é tudo isso?

O que temos no final de tudo é um campeonato sustentado pelo torcedor que almeja estar no topo da América, não dá pra negar é o título mais importante que um clube sul-americano pode erguer, mas a Libertadores não faz jus a grandeza dela.
Quem a organiza, não lhe trata tão bem, quanto aquele que a persegue constantemente.

Como brasileiros sabemos que a perseguição é altíssima os fatos não negam e os números não mentem, apesar de tudo somos os que mais sofrem pois, os jogadores enfrentam altitudes desumanas pra jogar, fazem viagens constantes para outros países e na volta já vão pra outro estado do Brasil pra jogar o Campeonato Brasileiro, tudo isso dentro do nosso calendário extremamente apertado, mas o torcedor estará nas arquibancadas não importa qual seja a situação, o país, o valor do ingresso, o dia de amanhã, porque o torcedor vive do seu time.
Os jogadores vão dar a vida em campo se precisar pra levar seu time ao topo da América, isso sem dúvidas, mas te pergunto a Libertadores vale todo esse esforço?

Hoje se pegarmos o Top 3 dos países com mais Libertadores, temos:
Argentina, com 24 títulos;
Brasil, com 18 títulos
e por fim; Uruguai com 8 títulos.

Trago isso, pois se os árbitros e a Conmebol fossem justos e coerentes, os números poderiam ser bem diferentes.

A pergunta inicial do texto ainda se torna algo em aberto, a entidade responsável por "defender"/cuidar dos clubes brasileiros, CBF é extremamente omissa e não se impõe em defesa de nós há anos.
Enquanto, ficarmos de cabeça baixa a Conmebol continuará fazendo de nós fantoches facilmente manipuláveis.

A cultura da libertadores sempre correrá pelo sangue sul-americano, mas revendo tudo isso hoje um clube brasileiro pra levantar a taça América muitas vezes precisa jogar contra "12", aprender a apanhar e o pior ainda tem que passar por cima de quem organiza a competição.

A bagunça já tá na história, eu só relatei os fatos que ocorrem há anos atrás de eu ter nascido, meu vô viu seu time ser assaltado, meu pai também, eu tô vendo e meus filhos e netos vão ter a infelicidade de ver também.

O torcedor se vê cada dia mais distante de ver seu clube nas arquibancadas e até mesmo no seu próprio estádio, enquanto os times brasileiros clamam por serem tratados como os demais, eu termino citando minha primeira frase "A libertadores só é o que é por causa de nós!" e o mínimo que merecemos é uma competição justa, nada mais.

Porque se não fossemos nós a Libertadores não seria nada!


Links:

Corinthians x Boca Jr em 2013
São Paulo x Atlético de Nacional em 2016
São Paulo x Vélez em 1994
Boca Jr x Palmeiras em 2001
Penarol x Santos em 1962

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade