ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA SEGUNDO DONALD TRUMP

Alfabetização financeira é inteligência financeira. Robert Kiyosaki, autor de Pai Rico e Pai Pobre, explica como ele aprendeu sobre dinheiro de duas figuras paternas, seu pai pobre e seu pai rico. Ele teve um mentor que explicou como o dinheiro trabalha, enquanto que seu pai era muito educado, porém, pobre, as lições foram trazidas à luz de modo didático. Se você não leu Pai Rico e Pai Pobre ou Cashflow Quadrant, eu sugiro que o faça. Ele tem um conselho que pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida e no modo que lida com o dinheiro.
A razão para que nós escrevêssemos Por Que Queremos Que Você Seja Rico? É porque quando mais pessoas se tornam independentes, mas forte a nação se torna como um todo. Como temos notado recentemente com a turbulência em Wall Street, as coisas nem sempre são tão sólidas quanto parecem. Que apela para a responsabilidade individual e inteligência financeira. Nós não podemos depender do sistema para fazer o trabalho por nós ou esperar que as coisas caiam do céu porque as pessoas que sabem lidar com o dinheiro são àquelas que trabalham com ele. Eu tenho estado sempre desconfiado das reservas de mercado. É uma aposta, mas que pode ser lucrativa, e que é atraente.
Em resumo, não há garantias. Isto significa ser atento para o mercado nacional e mundial. Faça seu trabalho de casa diariamente. Eu não deveria precisar enfatizar isto se você prestou atenção ao que está acontecendo nos Estados Unidos a partir de 2006 até agora, final de 2008. Houve uma implosão no setor financeiro sem precedentes na nossa história. Eu vejo isto como um alerta.
Robert e eu tentamos alertar as pessoas em 2006. Agora eu estou de volta para contar a você, em alto e bom som, que está área da sua vida é de extrema importância. Sim, estude sua área de interesse específica diligentemente, mas percebe-se que não há dinheiro para bolsas de estudo, se você está estudando antropologia, literatura ou leis, você poderia estar sem sorte. Todos serão afetados. Se sua ênfase de estudo é, esteja ciente do que está acontecendo financeiramente ao redor do mundo.
Somos todos homens e mulheres de negócios. Goste disto ou não. Se você gosta de arte não pode ganhar dinheiro com isso, você perceberá que tudo é negócio, até mesmo sua arte. É por isso que gosto da declaração de Warhol sobre o bom negócio ser a melhor forma de arte. É um fato. Isso também é outra razão para eu ver o meu negócio como uma arte e então trabalhar com ele apaixonadamente.
Todos nós temos opiniões. Due diligence significa encontrar a diferença entre opiniões e fatos. Eu fiquei estupefato por encontrar pessoas que não sabem como o mundo financeiro funciona. Equidade, mercados emergentes, gestão de ativos, commodities, fundos mútuos, anuidade, estoques, hipotecas et cetera deveriam fazer parte do senso comum das pessoas no colegial. Isso é uma grande falha no nosso sistema educacional. Cada estudante deveria saber como todos eles funcionam e nunca esperar por um especialista em finanças para dar-lhes toda a informação. Você tem que saber por si mesmo. Esta sociedade é capitalista, isso é bom, mas também significa cuidar de si mesmo.
Meu conselho para você é fazer todos os investimentos que você pode, não importa qual o seu trabalho ou em que estuda. Se o seu conhecimento em economia e estatística é limitado, está é a maior razão para diversificar e prestar atenção. Ter um ponto cego financeiramente é definir-se para surpresas desagradáveis no futuro. Descobre como o setor financeiro trabalha e como afeta você de várias maneiras.
Ouvi dizer durante o incrível colapso de alguns gigantes financeiros nos Estados Unidos que: “não estou interessado no mercado financeiro.” Ah é mesmo!? Eu fiquei atordoado. Como se isto não fosse afetá-los! Quando eles não tiverem um emprego para ir semana que vem, talvez eles perceberão que deveriam estar interessados. O efeito cascata atinge todos, nacionalmente e internacionalmente quando bancos e mercados quebram. Isso mostra que estamos todos conectados, quer você queira, quer não.
Minha ênfase é aconselhar você para ser financeiramente alfabetizado. É do seu interesse, no sentido mais amplo que possa imaginar. Por favor, siga o meu conselho com cuidado e preste atenção. Você pode começar acessando a página financeira do Yahoo! quando você vai para o seu computador todos os dias. Cheque o mercado algumas vezes ao dia e veja a cotação do dólar frente ao euro ou ao yen. Aprenda a ler os gráficos. Leia os artigos pertinentes. Isso é um pequeno passo, mas fará com que você pense sobre o quanto isso afeta a sua qualidade de vida. Um homem com fome perceberá algo imediatamente. Se tivesse dinheiro, ele não estaria com fome! Isso é um exemplo muito simples, mas se aplica. Em outras palavras, preste atenção em sua alfabetização financeira.
Donald Trump. Think Like a Champion An Informal Education In Business And Life. 2008. p. 85–87. Traduzido por Renan Paes.