É possível ter 1000 aplicativos? uma introdução sobre Progressive Web App

CC0 Public Domain — Pixabay

É fácil perceber, como de uns anos para cá, a tendência em criarmos listas na web se tornou algo corriqueiro. Temos listas de filmes que já assistimos (ex: Filmow), listas de músicas para ser compartilhada (Spotify), ou até mesmo lista de desejos de compras futuras (diversos e-commerces). Sinceramente, não sei porque o Netflix ainda não liberou uma função rápida de “salvar na lista para ver mais tarde”. Já mencionei em um outro texto, que praticamente 100% do que fazemos na web, está vinculado a uma experiência de consumo. Agora, você já parou para pensar, na sua relação de consumo com os aplicativos que mantém na home screen do seu celular?

Escolher quais aplicativos vão estar no seu celular não é uma tarefa fácil. Nem todos possuem celulares de 32 ou 64GB, na verdade, a grande massa não possui. Os apps que estão na home, provavelmente são a lista dos aplicativos que mais gosta, e são aqueles que não dá para viver sem. Esse talvez seja o principal motivo que, algumas marcas de e-commerce, seja do segmento que for, imóveis, viagens, eletrodomésticos, entre outros, acabam não tendo tanto espaço no celular das pessoas, afinal de contas, não dá para competir com o Facebook, não é mesmo?

A primeira coisa que alguém vai fazer, quando estiver precisando de espaço no celular, ou estiver muito confuso com a desordem dos seus apps, é deletar um desses aplicativos que não usa muito. Um jeito de tentar mantê-los hoje em dia, é fornecendo as já ditas listas de desejo, uma interação, sem a necessidade de compra, uma espécie de consumo emocional. Mas obviamente que a tendência, como quase tudo na tecnologia, é que esse problema seja solucionado de uma maneira mais efetiva.

Acredito que muitos saibam a diferença entre um aplicativo Nativo e um Híbrido quanto ao desenvolvimento. Para os que não sabem, vou tentar explicar em poucas e simples palavras. Nativo é quando uma equipe faz um app 100% pensado no que um aplicativo deve ser, essa marca normalmente tem um site responsivo ou um mobile site bem diferente do app. Um aplicativo Híbrido é quando o mobile site e o aplicativo são a mesma coisa.

A tendência que vem vindo aí são os PWA, Progressive Web App, ou para os íntimos, apenas Web App. Essa maneira de pensar e desenvolver o aplicativo promete acabar com o problema de espaço no nosso smartphone, além de eliminar a necessidade de buscá-lo em uma loja como a Play Store ou Apple Store.

Esse processo começa, levando para o mobile site, características de aplicativo. Tudo que um app apresenta e faz a usabilidade dele ser melhor deve ser levado em consideração. Em um próximo texto, vou trazer uma lista de algumas das melhores características de app, aguardem!

O segundo passo, é levar para o usuário, o interesse em ter o Web App conforme ele navegar no mobile site da marca. O mobile site, deve oferecer uma série de recursos que ele passará a ter quando levá-lo para a home screen, como geolocalização, push notification e uso offline, e o melhor, sem ocupar grandes espaços do celular e sem precisar passar pelas cansativas atualizações. Conforme os desenvolvedores atualizam o mobile site, automaticamente, o web app é atualizado.

O objetivo é levar para o usuário uma experiência tão agradável no web app como a de um aplicativo nativo, levando em conta os princípios do Design UX, como a fluidez e a acessibilidade. Talvez, um grande desafio do Progressive Web App, assim como já acontece no mobile site, seja a necessidade de deixar a usabilidade dele, quase que 100% coringa, para qualquer um dos sistemas operacionais.

Quem sabe essa briguinha boba de qual dos sistemas operacionais é melhor, como Android ou iOS, até não diminua com essa tendência? Que a verdade seja dita, profissionais do marketing, arquitetos da informação, designers e desenvolvedores vão ter que se dedicar, para fazer dessa uma experiência tão boa para o usuário, na mesma medida do potencial que carrega. Ninguém quer ter um maremoto de push notification, de diferentes marcas, vibrando o dia todo. Agora é arregaçar as mangas!