A origem do proletariado

Guilherme Furtado
2 min readNov 4, 2019

--

Proletariado origina-se do latim proletarius, que significa “do povo”, “das classes desfavorecidas”. Surgiu na Europa no século XVIII, Karl Marx foi quem criou a conceito de proletariado que era considerado a classe baixa. Foi num momento em que a burguesia encontrava-se ameaçadas pelas forças conservadoras do feudalismo em decomposição, representados pela nobreza e pelo clero.

A partir de 1848, o proletariado procurava expressar sua própria ideologia, oposta ao pensamento liberal e inspirada no início do socialismo utópico, deixando mais clara à cisão entre burgueses e proletários.

Alterações vinham ocorrendo desde o século XVIII, quando a Revolução Industrial implantara o maquinismo, acelerando o processo de confinamento do operário nas fábricas. Configurava-se então em todos os seus contornos, a nova classe do proletariado.

A pintura faz uma dura crítica social às condições de vida dos trabalhadores

A reflexão marxista sobre o proletariado teve forte impacto sobre como os operários pensavam a respeito de si mesmo, influenciando em muito a pressão dos trabalhadores de todo o mundo na luta por direitos trabalhistas. A história das greves diz um pouco sobre isso, assim como a história dos movimentos operários e sindicais.

Karl Marx via no proletariado todo potencial revolucionário, pois era o que produzia todos bens econômico para sociedade, e sendo explorada pela burguesia sem receber o que era justo. Incomodados por essas injustiças os operários criaram uma organização que lutava a formação da consciência e pelo direito igual do proletariado. Em 1864, foi fundada em Londres a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), que estimulou a realização de congresso em diversos países.

Referências

https://www.infoescola.com/sociologia/proletariado/

--

--