“Os desafios de ser professor na Educação Básica com a Internet”

Com as inovações tecnológicas as crianças hoje tem acesso a informações desde de muito cedo, quase um bombardeio solto, sem nenhum critério, levando ao desenvolvimento de síndromes como do pensamento acelerado e outros problemas que dificultam a absorção do que está sendo recebido. Isto na maioria das vezes geram desperdício de conteúdo já que não existe uma organização e direcionamento a ser estabelecido para qualificação dessas informações. Penso que esse seria um dos maiores desafios dos educadores na era da informação: o desenvolvimento de um olhar direcionado para determinados assuntos propostos dentro de um programa pedagógico, onde as ferramentas digitais sejam complementares para a formação dessas crianças. Observamos a necessidade de se incorporar o uso de ferramentas tecnológicas no processo de formação humana na educação, seja ela básica ou não. Isso não exclui outros métodos pedagógicos, nem mesmo a relação presencial, o contato com outro, que sabemos ser de extrema importância para desenvolvimento humano. 
Um novo paradigma vem sendo desenhado de maneira ainda não muito clara ou definitiva, na maioria das vezes ainda experimental, agregando valor através dessas ferramentas tecnológicas. 
Seria importante ressaltar que as inovações tecnológicas estão em todos os campos da sociedade, fazendo parte de nossas vidas e, mais ainda, tem reflexo direto na vida do ser humano e principalmente na sua formação profissional.O professor como agente mediador no processo de formação de um cidadão, deve ter o comprometimento de se reinventar para atuar nessa sociedade de constantes inovações, tendo como desafio principal, incorporar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem. 
No mundo contemporâneo, sabemos das contribuições ou, não, das Tecnologias nos espaços educativos, principalmente na educação básica, onde se inicia a formação do indivíduo. Muito se discute sobre essa construção de uma metodologia de desenvolvimento com uso dessas ferramentas. Educadores trazem questionamentos e reflexões sobre em que as mídias e a tecnologia podem contribuir no desenvolvimento da aprendizagem do aluno na escola, do trabalho, com uso dessas ferramentas e, o quanto isso pode ser aproveitado por um professor.O professor que faz uso dessas ferramentas, acabam criando empatia com seus alunos, buscando desenvolver uma formação continuada, bem como mecanismos de troca e parcerias quanto à utilização de tais tecnologias.
Agregar valor educacional, sem que isso se transforme em um fardo desinteressante, seria uma maneira eficiente de atrair a atenção e o envolvimento do aluno, através de conexões entre as atividades físicas e virtuais, utilizando de ferramentas tecnológicas com esforço para não haver perda de conteúdo.

Renata Pina

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.