--

Seja bem vindo ao meu espaço de publicação, chamado — não por acaso — de "Opinião". O objetivo deste espaço, e de seus textos, é induzir à reflexão crítica, o que requer tempo, paciência e capacidade de manter a discussão sempre no campo da dialética honesta e baseada na ética e no princípio democrático da discordância respeitosa.

Em resposta aos seus questionamentos e ponderações, seguem minhas respostas:

01)… qual a finalidade do texto de 8 minutos?

A finalidade é ser lido. (OBS: Não são mais 8 minutos… Agora são 12!)

02) … Não atinge aqueles que precisam pois estes não possuem capacidade (e tampouco vontade) de compreender o volume de informação apresentada.

Aqueles a quem me refiro, e que foram brilhantemente definidos por ECO como imbecis, não lerão NADA além dos primeiros parágrafos. E eu não me preocupo com eles. O texto não é pra eles. O texto é para aqueles que querem compreender o fenômeno da idiotização social que estamos enfrentando.

03) … De outro lado, também não atinge quem dita capacidade, pois esses não precisam e tampouco são idiotas (com excessões, claro).

Não precisam de quê? Informação? Fontes? Referências? Este texto foi criado com base numa entrevista que dei na Rádio MEC AM, sobre os supostos "especialistas de internet": aqueles que, mesmo sem ler, querem opinar sobre tudo, de forma crítica e negativa, mesmo sem nem mesmo entender o que leram ou qual é o objetivo daquilo. São os assim chamados "analfabetos funcionais", que se aglomeram aos montes nas redes sociais e nas salas de universidades ao redor do mundo. Aqueles que não estão entre estes podem achar o texto interessante, pois ele destaca E DEMONSTRA de onde provem toda essa idiotia que acomete nossa sociedade.

04) By the way, não use “retardado” com sinônimo de pessoa imbecil. Além do uso ser equivocado (cujo inverso é acelerado), não se usa na medicina há muito, a palavra para indicar pessoas que possuem limitações mentais.

Retardado:

Dicionário Priberam: "Diz-se de ou pessoa que tem um desenvolvimento mental inferior ao que é considerado normal.

“retardado”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008–2013, https://www.priberam.pt/dlpo/retardado [consultado em 26–06–2017]."

Dicionário de Português: "RETARDADO: Deficiência mental corresponde a expressões como insuficiência, falta, falha, carência, imperfeição associadas ao significado de deficiência que por si só não definem nem caracterizam um conjunto de problemas que ocorrem no cérebro humano, e leva seus portadores a um baixo rendimento cognitivo, muitas vezes sem afetar outras regiões ou funções cerebrais. Em psiquiatria também são designadas descritas como oligofrenias e retardo mental. O termo atual para sua designação é deficiência intelectual. A principal característica da deficiência mental é a redução da capacidade intelectual, situada abaixo dos padrões considerados normais para idade, se criança, ou inferiores à média da população, quando adultas. A pessoa com deficiência na maioria das vezes apresenta dificuldades ou nítido atraso em seu desenvolvimento neuropsicomotor, aquisição da fala e outras habilidades. A definição da AAMR assinala ainda que tais incapacidades têm início antes dos 18 anos, obviamente distinguindo o retardo mental das demências."

Dicionário Michaelis: "Diz-se de ou indivíduo cujo desenvolvimento mental está abaixo do normal, considerando-se sua idade cronológica."

Logo, conforme exposto, julgo improcedente a afirmação de que "retardado" seja uma palavra equivocada dentro do contexto do artigo. Agem como retardados (pessoas que deficiência intelectual, com desenvolvimento mental ou intelectual prejudicado) aqueles que não fazem uso das suas plenas faculdades intelectuais, se recusando a perceber o quanto são ignorantes, por fazer críticas que não ajudam a construir NADA além de um debate opinativo, regado à argumentações ad-hominem e falácias argumentativas.

Obrigado pela visita e aguardo novas contribuições acerca deste trabalho ou dos demais.

Namastê.

--

--

🎯 Renatho Siqueira MBA™®🎓

Estuda, então. Mas estuda, em primeiro lugar, aquilo que te habilite melhor a auxiliar os outros! http://t.me/renatho