Sistemas operacionais em automóveis

O ano de 2014 foi o principal para as companhias apresentarem seus conceitos que unem a mobilidade de carros com seus sistemas operacionais, fornecendo alta tecnologia para a segurança dos veículos, otimização de recursos e conexão.
Conheça os principais sistemas:
CarPlay (Apple)
A Apple apresentou o CarPlay em março. Trata-se de levar o iOS para os veículos unindo o melhor do iPhone. Inicialmente, o sistema será compatível apenas com três modelos: iPhone 5S, iPhone 5C e iPhone 5. Toda sua utilização poderá ser feita via comando de voz ou a partir de uma tela touch LCD disponível no painel do carro. O recurso de voz da empresa, o Siri, pode ser ativado ao pressionar um botão localizado no volante. Um GPS será integrado ao console do veículo, assim pode-se acionar o Maps no painel ou pelo smartphone. A ferramenta prevê direções, tempo de viagem, endereços, além ser integrado ao e-mail, mensagens de texto e listas de contato. A parte musical não foi esquecida. O CarPlay tem aplicativos integrados como iTunes Radio, Podcasts, Beats Radio, iHeart Radio, Spotify e Stitcher. Todos funcionam com o toque na tela ou via comando de voz.
As primeira montadoras que receberam o CarPlay foram: Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo. Outras montadoras como BMW, Chevrolet, Ford, Kia, Land Rover, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Citroen, Subaru, Suzuki e Toyota, também fecharam contrato com a Apple e hoje em dia já possuem o sistema em seus veículos ou devem ter seus modelos equipados com CarPlay no futuro.
Windows in the Car (Microsoft)
Em abril, a Microsoft apresentou o Windows in the Car. Empresas como Ford, Kia, BMW, Nissan e Fiat já utilizavam versões especiais do Windows para criar interfaces em veículos, porém, com a entrada da Google e Apple no mercado, ela resolveu investir em algo mais fechado e complexo. A ideia é unir o sistema do Windows Phone 8 com o automóvel fazendo-o ser espelhado no painel do carro utilizando a tecnologia MirrorLink. O design é o mesmo de outros sistemas operacionais da empresa para tablets e smartphones. Com ele, é possível fazer ligações e utilizar aplicativos como o Spotify, obter informações sobre o clima, entre outros serviços.
Outra característica interessante é que Windows in the Car se propõe a ser um sistema integrado em que o usuário poderá controlar recursos referentes ao próprio veículo, assim como os desenvolvedores poderão criar aplicativos para uso específico do carro. Ferramentas para ativar sensores ou uma câmera traseira que ajude o motorista a estacionar o veículo, estão entre as promessas.
Android Auto (Google)
O sistema da Google foi revelado em junho. Baseado no sistema operacional Android, o Android Auto tem como foco a segurança. As funções também estão disponíveis via comando de voz e é possível acessar o GPS do Google Maps, serviços de streaming de música como Google Play Music, Deezer, Pandora e Spotify e ouvir e responder mensagens de texto, dessa forma. Como os sistemas de multimídia estão no celular do motorista, e não no carro, é possível trocar de veículo e ainda poder usar o banco de rotas, listas de músicas e seus contatos telefônicos — tudo via USB. Se o usuário preferir utilizar o menu no lugar do comando de voz, ele pode recorrer ao painel de controle que é sensível ao toque, além de alguns aplicativos estarem integrados ao volante. A interface é a mesma do modelo Google Now disponível em aparelhos Android, onde os apps são mostrados em cartões.
Cerca de25 montadoras, entre elas, Audi, Chevrolet, Fiat, Ford e Honda fecharam com a Google para utilizar o sistema em seus automóveis e é cada vez mais comum encontrar automóveis integrados a sistemas operacionais.