.NET Core 2.0 + Frameworks de Testes: exemplos de utilização

A plataforma .NET conta com diversas alternativas para a implementação de testes, sendo que muitas são projetos open source com grande adesão dentro da comunidade técnica

No caso específico de testes de unidade, temos os frameworks xUnit, NUnit e MS Test. Recentemente criei um repositório no GitHub, com exemplos empregando estas soluções implementados no Visual Studio 2017 e utilizando o .NET Core 2.0:

https://github.com/renatogroffe/UnitTests-DotNetCore2

O xUnit também foi abordado em um Live Demo que realizei para o Canal .NET, no qual combinei o uso do mesmo com o framework Fluent Assertions na implementação de testes de unidade com o .NET Core e o Visual Studio 2017:

Já no repositório a seguir estão exemplos de utilização de Mock Objects criados com os frameworks Moq e NSubstitute (o projeto que emprega o Moq faz uso ainda de Fluent Assertions):

https://github.com/renatogroffe/Mocks-DotNetCore2

Quanto à implementação de testes de interfaces Web com Selenium, publiquei também um artigo com orientações e exemplos de uso deste framework (envolvendo testes com Firefox, Chrome, Edge e Internet Explorer):

Utilizando o Selenium WebDriver com .NET Core 2.0 e .NET Standard 2.0

Vídeos e artigos detalhando o uso dos frameworks mencionados neste post podem também ser encontrados no link a seguir:

Conteúdos gratuitos sobre testes na plataforma .NET


Aproveito este post para deixar aqui também um convite. Entre os dias 4 e 13 de Dezembro/2017 acontecerá o DevWeek 2017, o evento de final de ano do Canal .NET voltado a desenvolvedores de software.

Serão 15 palestras noturnas, gratuitas e online ao longo de 5 dias, cobrindo diversas tecnologias e temas de destaque na área de software.

Para efetuar sua inscrição acesse a página do evento no Facebook ou então o Meetup, a transmissão será via YouTube e a grade já foi publicada no site oficial do DevWeek 2017.

E para finalizar este post, ainda não segue o Canal .NET nas redes sociais? Faça sua inscrição então, para ficar por dentro de novidades sobre eventos, tecnologias Microsoft e outros conteúdos gratuitos: