Visual Studio 2019 e .NET Core 3: primeiros testes

Renato Groffe
Dec 9, 2018 · 5 min read

Na terça desta última semana (04/12) aconteceu o Microsoft Connect(); 2018, com transmissões online cobrindo novidades sobre tecnologias como .NET, Visual Studio e o Microsoft Azure. As gravações podem ser assistidas gratuitamene a partir do seguinte link:

Microsoft Connect(); 2018 Conference

Dentre os diversos anúncios merecem destaque:

  • O Preview 1 do .NET Core 3;
  • A disponibilidade para testes do Preview 1 do Visual Studio 2019;
  • O lançamento oficial do .NET Core 2.2, ASP.NET Core 2.2 e Entity Framework Core 2.2;
  • As tecnologias Windows Forms e WPF (Windows Presentation Foundation) se tornaram open source;
  • A possibilidade de utilizar o .NET Core 3 para a implementação de projetos Windows Forms e WPF.

Neste post apresento os primeiros testes que realizei com o .NET Core 3 e o Visual Studio 2019. Pretendo seguir com outros artigos, cobrindo em detalhes as principais novidades esperadas para a plataforma .NET e o Visual Studio nos próximos meses.

E aproveito este espaço para deixar aqui um convite.

Dia 18/12/2018 (terça-feira) às 21h30 - horário de Brasília - teremos o último hangout do ano de 2018 no Canal .NET. Desta vez receberemos o MVP Angelo Belchior, que fará uma apresentação sobre sobre a biblioteca Polly (solução para a implementação de código resiliente e tratamento de falhas). Vale destacar que a adoção de Polly é uma alternativa eficiente para a implementação de patterns como Retry, Circuit Breaker, Timeout, Bulkhead Isolation, e Fallback.

Para efetuar a sua inscrição acesse a página do evento no Facebook ou então o Meetup. A transmissão acontecerá via YouTube, em um link a ser divulgado em breve.


Instalando o Preview 1 do .NET Core 3

A instalação do Preview 1 do .NET Core 3 pode ser obtida através do seguinte link:

.NET Core 3.0 downloads for Linux, macOS and Windows

Ao se concluir tal processo com sucesso o comando dotnet --version retornará que o .NET Core 3 foi instalado:


Instalando o Preview 1 do Visual Studio 2019

Para instalar o Preview 1 do Visual Studio 2019 acesse o link:

Visual Studio 2019 | Visual Studio Preview

Como já acontecia em versões anteriores, será necessário definir quais workloads (grupos de tecnologias) deverão ser instalados com o VS 2019:

E eventualmente escolher entre os Pacotes de Idiomas disponíveis (para os testes que realizei mantive apenas o uso de inglês):

Confirmados estes ajustes teremos o início dos procedimentos de instalação:

E ao final deste processo aparecerá o Preview 1 do Visual Studio 2019 como opção de IDE:


Algumas mudanças na IDE do Visual Studio 2019

Ao acessar pela primeira vez o Visual Studio 2019 iremos nos deparar com uma nova interface para a abertura ou criação de projetos:

Selecionando a opção Create a new project:

Aparecerão os templates disponíveis:

A escolha do template ASP.NET Core Web Application fará com que apareça então o seguinte formulário:

Confirmando estas definições o VS 2019 trará então a tela para seleção do template (já exibindo a opção para uso do ASP.NET Core 3.0):

O projeto aparecerá finalmente carregado na IDE para a realização de tarefas como codificação e debugging:


Novos templates com o .NET Core 3: Windows Forms e WPF

Ao executar o comando dotnet new serão apresentados os templates disponíveis para desenvolvimento com o .NET Core 3. Em vermelho temos destacadas duas novas opções:

  • WPF Application;
  • Windows Forms Application.

A instrução dotnet new winforms -n TesteWinForms criará um projeto Windows Forms chamado TesteWinForms e que também poderá ser executado via dotnet run:

Na imagem a seguir temos esta aplicação em execução:

Em termos de configuração do projeto na listagem seguinte estão as definições correspondentes à aplicação TesteWinForms (arquivo TesteWinForms.csproj), já indicando inclusive o uso do .NET Core 3 e do SDK Microsoft.NET.Sdk.WindowsDesktop:

Podemos também gerar uma aplicação WPF por meio do comando dotnet new wpf -n TesteWPF e ainda iniciar tal projeto com a instrução dotnet run:

A próxima imagem traz o projeto TesteWPF em execução:

Analisando o arquivo csproj de TesteWPF se nota no mesmo a utilização do .NET Core 3 e também do SDK Microsoft.NET.Sdk.WindowsDesktop:

E quanto ao suporte do Visual Studio 2019 a estes projetos que foram criados? Até o momento da publicação deste artigo (início de Dezembro/2018) ainda não há a possibilidade de utilizar o designer da IDE para a implementação de interfaces gráficas em projetos Windows Forms e WPF baseados no .NET Core 3 (a própria Microsoft já enfatizou que isto deverá ser solucionado nos próximos meses).


Renato Groffe

Written by

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade