não quero ter filhos
questionamentos que costumam me fazer
Desde mais novo, passando pela época em que fui casado e continuando na época que voltei a ser solteiro, ainda opto por não ter filhos.
Alguns se surpreendem, alguns acham estranho, alguns criticam, alguns dizem que isso é apenas fase, alguns compartilham da mesma opção.
Ao longo desses anos observei os principais questionamentos levantados a mim com relação a esse assunto. Resolvi listar alguns e comentar.
ISSO É APENAS UMA FASE
Oras, somos seres impermanentes. Nossa identidade, nossos papéis como indivíduo, nossos gostos, nossa aparência, tudo é temporário. Algumas coisas duram mais que outras e ponto.
Parecem levantar essa questão com a intenção de enganar aquele que ouve, como uma forma de desqualificar sua opção e dizer que talvez opte por isso por falta de consciência ou falta de experiência.
Qualquer opção que eu tenha hoje, qualquer gosto, sempre será algo temporário. Serve apenas para o agora. Não há como eu tentar responder para além do agora. Quem em sã consciência faria isso? E isso ainda assim não significa que minha opção mudará, nem que não, só significa que não é possível prever o que seremos e pensaremos amanhã.
OBS: Às vezes não cabe apenas ter em mente alguma decisão como a questão de não ter filhos. Mesmo eu optando por não ter posso acabar sendo pai por algum descuido ou por capricho da natureza.
ISSO É EGOÍSMO
Alguns dizem que não ter filhos é uma forma de ser egoísta, só pensar em si e não pensar nos outros. Mas pera lá, os filhos ainda não existem. Não estou privando-os de nada.
É fácil querer colocar mais criaturinhas no mundo e esquecer de todas as outras criaturas já existentes.
Egoísmo maior talvez seja pensar só em si e esquecer dos menos privilegiados, os miseráveis, os doentes, os discriminados, os outros humanos, as outras espécies animais.
Egoísmo maior talvez seja ter filho pensando em um bichinho de estimação pra cuidar, um pequeno troféu pra ficar mostrando aos outros. O ser que nasce não tem qualquer escolha ou vontade de existir.
Pensar em ter filho possivelmente está mais ligado aos possíveis benefícios trazidos à pessoa que quer tê-lo de acordo com sua visão de mundo e não em algum benefício para o ser humano que ainda virá a existir.
ISSO É FALTA DE AMOR
Colocar alguém no mundo não me parece ser uma prova de amor.
Prova de amor talvez seja a prática da compaixão com ações que auxiliem aqueles que já estão no mundo.
TEMOS QUE PERPETUAR A FAMÍLIA
Por qual motivo perpetuar a família? Só consigo pensar em vaidade.
QUEM CUIDARÁ DE VOCÊ NA VELHICE?
Alguns argumentam em ter filhos para ter quem cuide deles na velhice. Isso é uma grande sacanagem.
Falar isso é como fazer nascer um pequeno escravo, um ser que terá que cuidar de ti sem ter outra opção.
CRIANÇA TRAZ ALEGRIA PRA CASA
Se sua família ou seu estilo de vida não têm mais graça, mude sua rotina, adquira novos hobbies, adote um animal, adote uma criança ou tenha mesmo filhos biológicos, mas não ache que essa é a única opção e que outros devam adotá-la.
TER FILHO É ALGO NATURAL. SOMOS PREPARADOS PRA ISSO.
Se você acha que tudo que é “natural” (o que não é natural?), ou melhor, tudo que acontece se não prevenirmos, é a melhor ideia a seguir, então pare de tomar anticoncepcional ou usar camisinha e tenha vários filhos.
Por qual motivo só 1, 2 ou 3 filhos? Tenha todos filhos quanto a vida lhe der, naturalmente, sem evitar.
IMPORTANTE LEMBRAR
As coisas nem sempre são como queremos.
Nem sempre é opção a questão de ter filhos, alguns têm sem querer, alguns nem mesmo podem ter.