• COMPROMETIMENTO
Nos vários grupos que participo, assim como, na dinâmica de diversas empresas que conheço, tenho notado que, existe um fator fundamental pelo qual os grupos ou empresas conquistam sucesso e se mantém saudáveis por longo tempo: O COMPROMETIMENTO das pessoas.

Quando as pessoas começam a não se empenhar ou não comparecer por qualquer motivo, os grupos começam a ter dificuldades de funcionamento. Quando isso acontece, até as pessoas ditas "comprometidas" com a causa, começam a perder a motivação e o comprometimento.

Porque isso acontece? Porque certas pessoas se comprometem e outras não? Talvez a resposta esteja nas razões pelas quais cada pessoa se compromete.

Se a pessoa só comparece e se empenha porque não tem algo mais importante pra fazer, ou não encontrou sentido no propósito do grupo, o seu comprometimento é CASUAL, ou seja, tem um baixo nível de comprometimento.

Se a pessoa só comparece e se empenha porque tem interesses particulares, porque está vislumbrando alguma vantagem pessoal, o comprometimento é de CONVENIÊNCIA, ou seja, a medida que seus interesses não são mais atendidos, também cai o nível de comprometimento.

Mas se a pessoa comparece e se empenha porque o grupo tem um propósito que a encanta, porque gosta de estar com as pessoas do grupo, colaborar por uma causa, trabalhar por um bem comum, o comprometimento é muito significativo. Pode ser chamado de comprometimento AFETIVO, ou seja, os vínculos são tão fortes que o comprometimento se torna prioridade. É prazeroso fazer parte do grupo. A pessoa só deixa de comparecer, se algo muito grave a impede de estar com o grupo.

Por isso, é de extrema importância identificar, já na seleção, ou no período de experiência, se o candidato à vaga no grupo ou na empresa, está alinhado com o propósito nobre comum do grupo. Esta é a chave para o comprometimeto.

Cada um de nós, só se compromete de coração, com coisas que fazem muito sentido pra nós. Se o propósito comum não toca a pessoa, não há como ter comprometimeto afetivo. O grupo ou empresa vai ficar em segundo plano.

Se você quer saber mais sobre temas de relacionamento e liderança, visite o nosso site: www.orgânicas.org