High Maintenance — 1ª Temporada

★ ★ ★ ★

Ótima série da HBO que começou em 2012 no Vimeo como websérie e durou até 2015. Feita pelo casal Katja Blichfeld e Ben Sinclair que escreve e dirige todos os episódios a websérie migrou para a HBO ano passado para uma temporada de 6 episódios de mais ou menos meia hora.

Ben atua na série como um pequeno traficante de maconha que distribui a erva aos clientes por bicicleta em Nova York. Ele não é o protagonista, mas o personagem dele que é a ligação para as mais diversas histórias que a série mostra. Geralmente são 2 histórias por episódio e que consegue em pouco mais de 12 minutos por história nos mostrar universos distintos da vida nova-iorquina com os mais diversos tipos de gente e situações. É um feito conseguir transmitir tão bem essas histórias e esses personagens em tão pouco tempo.

Um dos melhores episódios é quase que inteiramente da perspectiva de um cachorro e sua relação com o dono depressivo e sua cuidadora (dog walker) que o leva para passear todo dia. Ele (o cão) se apaixona por ela (incluindo uma fantasia erótica dele com relação à ela que é hilária) e vamos ver qual a ligação da história com o protagonista bem depois no episódio. Boa parte dos planos é na altura do cachorro (como Spielberg fez em E.T.) e quase não se mostra as pessoas em sua totalidade. Mostra bem a qualidade narrativa da série que tem a liberdade de abortar quase tudo o que quiser. Nisso conhecemos um lado dos habitantes de NY mais classe média hispters, seja em grupo de adultos que fazem swing, idosos que frequentam raves diurnas, uma jovem de família muçulmana que vive com os tios, um aspirante a ator à la Vin Diesel, um gay que entra num grupo de terapia para viciados por puro acaso e fica obcecado pelo grupo, mesmo que tenha que mentir para permanecer nele, etcs.

É refrescante conhecer e apreciar a série quando o que ela tem é tão simples, mas tão valioso que é saber contar histórias de pessoas.

A série terá uma 2ª temporada.

Parece que há personagens da websérie que reaparecem na série mas a websérie não se encontra mais no Vimeo, ela foi comprada pela HBO e só pode ser vista no site da emissora (não sei se disponível fora dos EUA).

O casal Katja Blichfeld & Ben Sinclair.