I AM STILL ALIVE

Renato Eduardo
1 min readDec 8, 2017

--

Estúdio de On Kawara (1966). Na parede, alguns dos quadros que fizeram parte de suas “Date Paintings”.

“[…] Agora que estou a analisar-me, assalta-me uma dúvida: não me teria apegado tanto ao cigarro para poder atribuir-lhe a culpa de minha incapacidade? Será que, deixando de fumar, eu conseguiria de fato chegar ao homem forte e ideal que eu me supunha? Talvez tenha sido essa mesma dúvida que me escravizou ao vício, já que é bastante cômodo podermos acreditar em nossa grandeza latente. […]

[…] Certa vez, quando era estudante, ao mudar de uma pensão, tive que mandar pintar de novo as paredes do quarto, porque eu as havia coberto de datas que registravam os dias em que havia me comprometido a largar o cigarro. Devo ter mudado de quarto exatamente porque aquele se havia transformado em cemitério de minhas boas intenções e já não achava possível formular outras naquele mesmo lugar. […]

A consciência de Zeno”, Italo Svevo. Página 16, Editora Nova Fronteira.

--

--