Sou parte de um grupo de de criação de jogos chamado Rednerds Games e nesse momento estamos com nosso primeiro jogo, Labyrinx, sendo realizado através de financiamento coletivo. Nossa editora, a Redbox, está cuidando da produção. Enquanto a campanha continua, aqui vai uma explicação de como aconteceu a minha parte do projeto: o trabalho de direção de arte, que inclui design gráfico e ilustração.

Em 2014, Thiago Matos e Daniel Braga me convidaram: “vamos fazer um jogo!”. Eu cuidaria do design gráfico e da arte, enquanto eles trabalhariam no game design e na mitologia. Essa ideia me deixou muito empolgado…


(publicado na seção Última Palavra da revista Computer Arts)

De cara, duas coisas assustam um designer quando o assunto é autopromoção: vergonha e insegurança. Sei disso porque eu sou imensamente assustado. Eu não gosto de me mostrar. E justamente por isso, me forcei a fazê-lo. Era apenas mais um desafio na Grande Guerra Diária do Design e eu tinha que aceitar isso e fazer minha parte, afinal estou lutando pelo meu futuro e minha carreira, coisas maiores que qualquer vergonha. Me considero péssimo nesse setor, e justamente por isso eu tomo como um desafio ter que me autopromover, assim como…


Eu e Daniel Moura, meu sócio na época, batemos cabeça durante dias pensando no nome do estúdio que estávamos começando juntos. Em um ponto tivemos que colocar uma regra:

1. o nome tem que ser algo que não sejamos capazes de estragar, deturpar, zoar, avacalhar, humilhar e trocadilhar de nenhuma maneira.

Obviamente essa foi a primeira regra a cair durante o brainstorm.

Entendemos que qualquer nome poderia ser mal interpretado por qualquer pessoa em qualquer momento. Os dias viraram meses e nada de nome. Continuávamos chamando o estúdio pelo apelido, “Escrotório”.

Das listas que cada um criou, Daniel gostou de…

Renato Faccini

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store