Como e por que estou tentando usar menos o Facebook

Renato Cerqueira
Sep 23, 2015 · 2 min read

Uma viagem de volta aos leitores de feeds

Não é nenhuma surpresa o quanto o Facebook tenta mexer na sua timeline para sugerir coisas que você vá gostar mais (dar mais likes ou comentar) e varre pra baixo do tapete o que ele acha que você não vá curtir com os algoritmos de recomendação que ele tem.

De uns tempos pra cá comecei a pensar no jeito como eu me relaciono com o Facebook e como eu gostaria de me relacionar com conteúdo na internet. Gosto da idéia de ter mais controle sobre minhas fontes.

Usei o Google Reader durante muito tempo e quando ele acabou mudei pro The Old Reader e continuei consumindo feeds rss normalmente. Mas muita gente parou de usar feeds, ou então migrou pra feedly e companhia e passou a compartilhar seus feeds no Twitter, Facebook ou Google Plus.

Por causa disso, meu uso do Facebook por exemplo mudou bastante. O que antes era um uso mais casual (ver fotos e likes dos amigos) passou a ser um uso mais intenso. Muita gente ainda compartilha textos direto dentro do facebook, efetivamente transformando o facebook numa plataforma de conteúdo, como o Medium ou outra coisa parecida e consequentemente o compartilhamento desses textos acaba ficando contido dentro do próprio facebook.

Recentemente resolvi voltar a minha interação antiga, passei a procurar os feeds das pessoas que eu mais lia, seja em blogs ou em plataformas como o medium que os disponibilizam. Troquei aquela olhada matinal no Facebook por uma olhada matinal no News+ do celular, que se conecta na minha conta do The Old Reader e voltei a compartilhar itens dentro do The Old Reader.

Não sei se isso vai de fato mudar minha interação com o Facebook ou se isso vai mesmo melhorar meu controle sobre minha informação, mas é o caminho que escolhi pra tentar.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store