Por que um gerente de produto precisa conhecer o marketing digital?

Meu nome é Renato Ribeiro, fui sócio de uma startup na área de software, sou entusiasta de métodos ágeis e sempre trabalhei com desenvolvimento de software seja como dev, como gerente de projetos, product owner ou gestor de produtos. Estou agora me aprofundando em temas sobre a gestão de produtos digitais.

Gerente de produto
O que é um gerente de produto? Um gerente de produto é o profissional responsável por cuidar de um produto em todos os seus estágios. Além de definir o público alvo, testar hipóteses, construir o produto e planejar o lançamento; ele acompanha o mercado e a dinâmica competitiva, gerencia o roadmap, interage com marketing e vendas, monitora clientes e prospects e busca parceiros.

Cenário da transformação digital
E a transformação digital? Atualmente estamos em meio a uma grande transformação na forma de consumir produtos e serviços, vivendo em um ritmo extremamente acelerado. Empresas inovadoras como iFood, Uber, Udacity, Airbnb e Nubank, nos atendem de uma maneira totalmente nova, prestando serviços já oferecidos por outras empresas, porém de uma forma completamente digital, diferenciada e desburocratizada. A ascensão das plataformas móveis com tecnologias mais eficientes alavancou conteúdos como streaming de vídeo sob demanda, portais de notícias com conteúdo responsivo, redes sociais, apps de e-commerce, reservas e fintechs.

O comportamento dos consumidores mudou muito e o marketing de massa não é o mais efetivo para a busca de novos clientes e nem na fidelização dos existentes. Os clientes estão mais exigentes, possuem mais informações e decidem o que querem ver e/ou consumir. Por isso, as empresas precisam se adaptar. A tecnologia atual possibilita que seus clientes atuais ou potenciais venham até você e que tenham acesso a informações criadas estrategicamente para interagir com o público certo no momento adequado da jornada do cliente.

(Foto : Pixabay) — análise de campanhas

Por que marketing digital?
Para passar por essa transformação o que as empresas precisarão? É preciso adotar estratégias capazes de fazer o seu produto ganhar notoriedade nesse cenário. O marketing tradicional se transformou no marketing digital, que nada mais é que o conjunto de ações de marketing realizadas por meio de canais eletrônicos, onde o cliente tem o controle.

No Marketing Digital, não somente grandes empresas, mas também pequenos e médios empresários encontram nos meios online o caminho mais econômico e mais eficaz para ver o seu produto ganhar forma e reconhecimento.

Um gestor de produtos antenado com a transformação digital
Neste cenário, o gerente de produto precisa utilizar a tecnologia a seu favor, principalmente usando o marketing digital no planejamento e execução de campanhas bem sucedidas e na análise de dados, trazendo melhores resultados para o negócio.

Decidi fazer o curso de marketing digital Nanodegree da Udacity porque acho importante para um gestor de produtos digitais, ter uma visão ampla dos conceitos e por meio de projetos práticos poder planejar uma estratégia de marketing online, definindo KPIs e métricas, conhecendo melhor as técnicas de SEO/SEM, executando campanhas em várias plataformas e avaliando o desempenho.

#IminDMND #EuSouUdacityBrasil

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Renato Ribeiro’s story.