O Domo Difusor e o Flash Rebatido
No último vídeo sobre o domo difusor eu mostrei como uma foto feita com ele era rigorosamente igual, em qualidade de luz, a outra sem o acessório e que, para piorar, ele ainda diminuía a o numero guia do flash, limitando o alcance da iluminação.
A resposta é simples: se o domo (que tem o mesmo tamanho e distância do flash) conseguisse difundir a luz, então, a cabeça do flash também conseguiria.
Para uma luz difusa, uma fonte extensa deve ser usada muito próxima do motivo.
O Sol é um exemplo perfeito: é 330 mil vezes maior que a Terra, mas seus 150 milhões de quilômetros de distância o deixam tão pequeno que sua luz é idêntica a de um simples flash.

Eu terminei o vídeo com a pergunta: se o domo não difunde a luz, para que ele serve?
A resposta pode ser encontrada observando o seu ( não o seu, o do flash) comportamento quando o domo é acoplado.
Minha câmera está em ISO 100, abertura f/8, velocidade de 1/250s e o flash em carga total e cabeça ajustada para 50mm, o alcance mostrado no painel é de 3,7 m.
Quando acoplado, o domo diminui consideravelmente o alcance para 1,5 m e a cabeça permanece fixa em 14mm. Ele reduz a iluminação do seu flash em mais de 50%.
A física explica: quando a luz de uma fonte luminosa pontual se espalha em várias direções, o alcance é muito menor do que quando concentrada em uma direção apenas.
O que o domo está tentando fazer é espalhar a luz em todos os sentidos possíveis, na esperança que um teto ou uma parede próxima ( bem próxima) e branca ( bem branca) sejam encontrados para que sua luz rebata e fique difusa.
Não é o domo que difunde, mas qualquer coisa gigante que esteja próxima do flash: o domo está transformando seu flash em uma lâmpada!
Sim, uma lampâda, um bulbo, igual a essa que vc tem no teto de sua casa. Mas já tentou expor uma foto usando essa intensidade de luz?
É necessário subir o ISO para níveis degradantes de imagem, usar aberturas grandes e velocidades lentas…
Com o domo, seu ambiente é inundado com tanta “massa de luz” que sua câmera pode ser operada em ISOs baixos, aberturas médias e velocidades altas, tudo que vc precisa para ter uma imagem minimamente decente sem ter que depender de câmeras caras ou lentes claras.
Reparou que usar o domo em ambiente externos, sem paredes ou tetos por perto, é pura perda de tempo, não?
E como o domo sempre estrangula o facho luminoso, seu flash está trabalhando abaixo do que ele poderia render se estivesse sem ele.
Com a facilidade de operação dos flashes em modo remoto, ficar rebatendo a luz em parede ou teto é a opção mais estúpida que você pode escolher, por algumas razões:
1- Quem rebate não ilumina, clareia!
Rebater distancia o seu flash do assunto, o que vai alterar drasticamente a forma como a luz se distribui na foto.
2- Você fica "cego"
Com a cabeça fora da posição original, o flash deixa de informar o alcance da iluminação.
Há um painel de Jumbo 747 fazendo todas as contas na velocidade da luz e, deliberadamente, você escolhe voar à noite no visual só porque um bando de gente faz igual.
Você gasta quase 500 dólares por um microprocessador preciso e acha bonito dispensá-lo e ficar chutando possibilidades.
3- Luz suave não é sinônimo de luz bonita.
Uma luz suave vindo de “pino” é tão ruim quanto uma luz dura vindo de frente.
A idéia de que um “flashão na cara” é péssimo vem de fotos mal feitas com flash, feitas por fotógrafos que não tinham a menor idéia do que estavam fazendo e resolveram rebater para quebrar o pancadão mal calculado de luz que fritava o rosto da pessoa, e passaram a repetir esse procedimento simplesmente porque dera certo uma vez.
Também dá certo quando é bem calculado!
Posso te mostrar bilhões de fotos estouradas feitas com luz natural e nem por isso se ouve: “argh!, detesto luz natural, chapa demais”
4- Nem sempre há paredes brancas e baixas disponíveis.
Rezar para que a locação tenha as condições perfeitas para uma boa foto é contar demais com a sorte e se colocar em desvantagem desnecessariamente.
Seu flash pode criar uma bela imagem em qualquer locação, a qualquer hora do dia, com qualquer luz imaginável!
5- Porque tirar o flash da câmera é mais divertido que rebater!
Inscreva-se no canal, siga-me no instagram ou no facebook, email: [email protected] e leia mais posts interessantes sobre iluminação e flash no I LOVE MY JOB.
Boa luz e boa sorte!