Ó o Gás, o “Harlem Shake” da Ultragraz

Sem dúvida nenhuma, este é o melhor momento da Ultragaz nas mídias sociais. Os vídeos, que mostram os funcionários dançando o “Funk do Gás”, não só viraram sucesso imediato dentro do Facebook como também foram compartilhados de forma intensa no WhatsApp.

O Viral

No dia 15 de janeiro de 2017, um vídeo postado tanto no YouTube quanto Facebook, mostrava uma dança coreografada que, de repente, parecia recuperar a nostalgia de um dos memes de maior repercussão no mundo, o “Harlem Shake”.

Segundo o autor Renan Vinícius, morador da cidade de Cubatão, o vídeo bem humorado mostrava a “amizade” entre os participantes e a dança que seria a “Sensação do Carnaval 2017”.

Embora não tenha sido um sucesso no YouTube, o vídeo encontrou seu público dentro do Facebook. Até o momento em que escrevo este artigo, o material contabilizava mais de 3.2 milhões de visualizações.

Os efeitos

No dia 26/01, quando os funcionários da filial da Ultragaz de Paulínea resolveram imitar a dança e divulgar na internet, dados públicos do Facebook mostram que a página da Ultragaz foi impactada com os primeiros efeitos do viral.

Ao acatar o pedido do público e reproduzir o vídeo de Paulínea em sua timeline, a Ultragraz não só viu o número de curtidas na página subirem vertiginosamente, como inteligentemente se apropriou do viral.

Em tempo recorde, as equipes de São Paulo, Sorocaba, Capuava, Palhoça, Araucária e Canoas resolveram repetir a coreografia e incorporar o personagem do Ultrinho, dando mais dinâmica aos novos vídeos.

O resultado era mais do que esperado: um número recorde de interações e compartilhamentos dentro da página. E com custo zero para o marketing.

Não é que o Funk do Gás pode ser mesmo a Sensação do Carnanal 2017?