Precisou de ajuda? Na web, os blogueiros são os super-heróis.

Blogueiros são melhores gestores de marcas nas mídias sociais?

As constantes mudanças no cenário da comunicação online exigem que os profissionais do setor tenham ‘fome’ por novidades. Os melhores perfis costumam serem aqueles que nunca estão satisfeitos com as atuais ferramentas e se mostram ansiosos por formas diferentes de abordar o público.

Veja bem, isto não quer dizer que aqueles que vivem conectados tenham alguma preparação para gerir uma marca ou conhecimento para lidar com uma crise no mundo virtual. Também é necessário separar o early adopter, aquelas pessoas que adotam novas tecnologias, do especialista em comunicação digital.

Nos últimos anos, devido a demanda por experiência no mercado de mídias sociais, houve uma importante ascensão dos blogueiros como Community Manager e Social Media Manager em diversas agências.

Coincidência ou não, esta migração ocorre em um período em que os blogs tem enfrentado o peso de novas mídias, como o YouTube, e o crescimento de muralhas, como Facebook.

Grande parte dos desafios que uma marca enfrenta online, estes funcionários da internet (literalmente!) tiveram que aprender ‘na marra’ durante a condução de seus veículos de comunicação desde o ‘boom’ da plataforma em 2006.

Entre processos desempenhados por um blogueiro estão: construção de conteúdo, monitoramento, tom de voz, superação de crises e o relacionamento com leitores.

Percebeu as semelhanças com as atividades de gestão de uma marca?

Esta experiência destaca o blogueiro como um perfil importante para demandar as tarefas de ‘social’, cuja suas habilidades são reconhecidas por meio de seu histórico e reputação.

A vivência com a web também dá a estes profissionais melhores condições de lidar com críticas e o planejamento de ações, mesmo sob pressão. Muitos deles, com certeza, encararam repercussões negativas e tiveram que aprender a resolvê-las.

A questão da transparência, tema tão discutido em antigas conferências como BlogCamp e Campus Party, vem ganhando novamente força devido as atividades questionáveis das marcas. O que estaria ocasionando essa regressão?

Talvez a falta de analistas e gerentes com background em social seja a resposta. Ao levar o setor para um retrocesso, a comunicação digital só tem a perder — principalmente na circunstância da credibilidade.


Nota: Community Manager são aqueles que trabalham como defensores da empresa e lidam com questões envolvendo o público outreach para awareness da empresa. Social Media Manager, por outro lado, visa o gerenciamento da marca nas mídias sociais, cujo job integra o desenvolvimento de conteúdo e interação por meio dos comentários em páginas institucionais.

Nota 2: Este texto não tem como intuito desabonar qualquer outro perfil de profissional que trabalha com as mídias sociais, mas levantar uma questão pouco discutida.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.