Por Ericka Guimarães, editora de Interatividade do Repórter Brasil

Smartphone é uma ferramenta essencial de trabalho para os jornalistas. Aqui na redação do Repórter Brasil nós usamos para gerenciar as redes sociais, manter a comunicação com os repórteres (que não estão somente em Brasília, mas no Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Estados Unidos, Alemanha, e Argentina), receber conteúdo e conversar com nossos telespectadores. Os repórteres e produtores também não vão para as suas pautas sem um.

Por isso, resolvi fazer uma lista de aplicativos que ajudam no trabalho nada fácil do jornalismo. Espero que ajude ;)

Tweetdeck

Para além de acompanhar o Twitter, fazer listas de interesse e monitorar vários assuntos de uma só vez, você pode fazer listas com jornalistas que cubram as mesmas pautas que você, ou pessoas com cargos importantes para a sua editoria. Você pode também fazer uma lista com monitoramento por palavras-chave, ex: política, sustentabilidade, racismo. Para quem trabalha com mídias sociais, o Tweetdeck é uma ferramenta bastante útil para o gerenciamento de contas nessa rede.

Evernote

Queridinho dos jornalistas, o Evernote é um tipo de bloco de notas poderoso. Ele tem versão mobile e versão web que sincronizam entre si. Você pode começar a escrever a sua matéria na tela do celular e chegar na redação, sentar no computador e continuar de onde havia parado, sem complicação de enviar para algum lugar ou copiar, colar e transferência de arquivos (o que pode, às vezes, ser muito perigoso). Além disso, permite gravação de vídeo e voz e tem recurso de agenda.

É uma ferramenta muito prática e organizada. Você pode, por exemplo, criar uma pasta com todos os assuntos relacionados à sua pauta e acrescentar outras durante o dia, em forma de lista, texto, foto, vídeo ou voz. Você também pode se comunicar com outras pessoas da sua equipe conectadas ao aplicativo e enviar arquivos para elas em tempo real.

Google Drive

Salve seus arquivos diretamente na nuvem, sem precisar utilizar a memória do seu smartphone, compartilhe documentos com outras pessoas da sua equipe. Vocês podem alterar e reescrever matérias em tempo real, sem precisar do envio e troca de arquivos. Em alguns smartphones você pode configurar para sincronizar automaticamente com todos os arquivos do celular.

Fotos, vídeos e áudios são enviados diretamente para sua conta, o que pode ser importante caso você esteja em um local em que pode ter o celular tomado ou quebrado por alguém, ou simplesmente correndo o risco da bateria acabar.

Gravador de Chamadas

De acordo com o repórter das Rádios EBC, Victor Ribeiro, “esse é o melhor aplicativo para gravação de chamadas” que ele encontrou. Você pode escolher também as chamadas que serão gravadas e as que serão ignoradas, além de ter integração com o Google Drive e Dropbox, o que permite que as chamadas sejam salvas e sincronizadas também na nuvem — evitando os riscos de perda do arquivo.

PCM Recorder

Outra indicação do Victor: gravador de voz que já salva em formato .wave, que é o mais utilizado no radiojornalismo em razão da alta qualidade.

Wavepad

Mais uma do Victor: ele grava, edita e adiciona efeitos sonoros aos seus arquivos de áudio. Depois de fazer todas as etapas e ainda limpar o som ambiente, é só enviar direto para ir ao ar na redação.

Trello

Ferramenta útil para gerenciar trabalho em equipe. Você pode separar as pautas em cartões, com todas as informações necessárias, agrupar em colunas de Produção, Edição, Finalização e qualquer outro nome que precisar, saber com quem está cada pauta e qual o andamento dela. Cada cartão pode se movimentar entre as colunas e você pode conversar com a pessoa em particular dentro de cada cartão, sem atrapalhar a dinâmica do trabalho ou poluir a página inicial.

Periscope

Ferramenta criada pelo Twitter para transmissão de imagem ao vivo. O Periscope se conecta com a sua conta no Twitter e avisa aos seus seguidores quando você começa uma transmissão. Além disso, você pode procurar transmissões ao vivo de acordo com a localidade.

Flipboard

Agregador de conteúdo em formato de “revista”, com fotos, vídeos e textos de acordo com o seu interesse. Uma forma prática de se manter por dentro das notícias.

VSCOCam

Editor de imagens que possui ferramentas para melhorar a captura, edição e o compartilhamento de fotos.

Prompter

Essa dica é do Daniel Isaia, correspondente da Agência Brasil em Porto Alegre, que já foi repórter da TV Brasil. É um teleprompter no seu smartphone ou no tablet, para passagens ao vivo ou que você tenha informações demais para gravar.

Dica extra!

Nas redes sociais é essecial checar as informações que você recebe, pois a possibilidade de se publicar uma foto que, na verdade, é uma montagem ou, ainda, uma notícia falsa, é muito grande. Para ajudar nisso, o Manual de Verificação, desenvolvido e gerido pelo Centro Europeu de Jornalismo, mostra os passos para que você verifique a veracidade das informações que recebeu.

E você, jornalista ou estudante, tem alguma dica de aplicativo que não pode faltar no seu smartphone?

Gostou do texto? clique no “Recommend”, ou o❤ no fim do post. Assim, você ajuda esse post a ser encontrado por mais pessoas. :)