Créditos: Bigstock

Segundo Jung na nossa psique existe uma contraparte sexual, ou seja, uma mulher existe uma contra parte masculina e no homem uma feminina.

Ele defende também que essa parte masculina na nossa psique poderá determinar a escolha dos nossos parceiros, por meio da projeção.

Essa parte da psique da mulher que Jung chamou de animus traz características das figuras masculinas que influenciaram essa mulher, por meio de relações afetivas, na sua infância.

Todas essas relações ficam guardadas em uma “caixinha interna” que, na psicologia analítica junguiana, é chamada de complexo paterno.

Esse complexo pode interferir de forma positiva ou negativa…


@aliossayran

“Ficar sem poder utilizar (…) pode fazer com que certas pessoas se sintam ansiosas ou em pânico, com abstinência e sensação de vazio. Indivíduos dizem sentir uma vontade cada vez maior (e às vezes inconsciente) de usar (…) novamente, não importa onde. Na fila do banco, na sala de espera de uma consulta ou em casa, podendo ocorrer inclusive na presença de familiares. Diferentemente dos primeiros dias, mais horas são dedicadas a (…) para obter o mesmo nível de prazer. …


@luspider

Eu passei anos da minha vida com medo de ser eu mesma, usando diversas máscaras para ser amada, temendo ser rejeitada e vivendo uma vida bem medíocre.

Quando cheguei no fundo do poço não tive muitas escolhas a não ser me enfrentar, olhar para quem eu era, para minha história e ressignifica-la.

No começo foi bastante difícil saber de que forma eu iria recuperar a minha autoestima e o o meu amor interno, uma vez que a culpa transbordava.

Para mim, o caminho foi ir reconhecendo as mentiras que eu me contava e questionando em que momento eu tinha aprendido…


Imagem: Blog Preta Empoderada

Se você for uma mulher branca pode estar passando pela sua cabeça que não fez isso para não invadir o espaço da mulher negra e se você for uma mulher negra esse pode ter sido um gatilho para você se lembrar que, sim, você se sentiu ou se sente só, mas nem sabia por onde começar a falar sobre isso.

Antes de entrar no tema eu gostaria de relembrar o conceito de solidão segundo o dicionário:

substantivo feminino. Estado de quem está só, retirado do mundo; isolamento: os encantos da solidão. …


Na nossa infância passamos por diversas emoções que não foram validadas e isso foi ficando no nosso inconsciente.

Não fomos ensinadas a falar sobre o que sentimentos e nem mesmo a validar as nossas necessidades.

Quantas vezes enquanto criança você teve alguma necessidade que não foi validade e acreditou que não podia contar com os "adultos"? Não estou aqui para falar mal de pai e mãe, pois eu realmente acredito que ninguém dá o que não tem e a maioria deles não teve uma educação emocional.

Estou aqui para te convidar a pensar o quanto das suas atitudes de hoje…


“O conto do Barba-azul é útil para todas as mulheres, independentemente de serem jovens e terem acabado de saber da existência do predador ou de terem sido acossadas e acuadas por ele décadas a fio, encontrando-se, afinal, preparadas para um confronto final e decisivo com ele.”

(Extraído do Livro “Mulheres que Correm com os Lobos” de Clarissa Pinkolas Estés)

(clique aqui para ler o conto completo)

O tema central deste conto está na ingenuidade e no distanciamento da intuição da “irmã mais nova”, protagonista, que, assim como a grande maioria das mulheres, possui uma inocência de achar que se pode…


Lembro como hoje de olhar para a minha mãe com um olhar de raiva, mas o que se escondia por trás era um pedido de socorro, pois aqueles produtos (de beleza) que elas passavam em mim continuavam fazendo com que eu me sentisse mal.

Lembro de olhar para a minha irmã (que eu achava linda, afinal ela era o meu oposto) e pensar que não era justo que os cremes deixassem ela mais bonita e eu não.

Assim durante a infância até o início da adolescência eu optei por me "rebelar", não me cuidar, prender meu cabelo do jeito mais…


Segundo Jung, a mente humana tem a sua própria história e a nossa psique carrega muitos traços que são anteriores até mesmo a nosso estágio de evolução, inclusive alguns dos símbolos que carregamos na nossa mente vem de uma herança psicológica da humanidade se expressando através de mitos e sonhos.

Assim, quanto mais estudamos e aprofundamos na história dos símbolos e do seu papel na vida de diferentes culturas, mais enxergamos como eles são são recriados e se conectam.

Aqui no Brasil temos muitos estudos da mitologia grega e grande parte das pessoas, por mais que não conheçam a fundo…


Segundo Neumann, a psicologia analítica entende o arquétipo como algo dinâmico, com componentes emocionais e simbólicos em sua estrutura.

Uma vez ativado um determinado arquétipo toma conta da personalidade do individuo, sem que ele nem perceba ou tome consciência exercendo forte poder em seu comportamento. Os arquétipos podem influenciam o funcionamento da nossa psique, a dinâmica das nossas emoções, aquilo que sentimos e a forma como projetamos.

Temos alguns arquétipos que são mais comuns na maioria dos indivíduos, tais como: prestativo, herói, sábio, criador, inocente, amante, e explorador.

Muitos desses arquétipos são manifestados por meio de mitos, ou seja, histórias…


O intuito desse artigo é destacar a importância da perspectiva da mulher para a construção de novas formas de organizações sociais, destacando, inclusive que a forma como nos organizamos socialmente e economicamente foi estruturada na inferiorização do papel da mulher.

Ao meu ver, a organização da sociedade é influenciada pelo comportamento e pelo relacionamento entre pessoas individualmente ou em grupo, bem como, eu acredito que as formas de organização social mudam conforme as necessidades da sociedade ao longo do tempo.

Nesse sentido, no atual momento, é estreme de dúvidas que, a forma como nos organizamos, nos relacionamos e produzimos está…

Aline Lima

📍Feminista Negra 📍 Educadora Emocional 📍Psicanalista Junguiana (em Formação) 📍 Pesquisadora em Inteligência Emocional e Social

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store