Os seus vendedores usam a técnica da Avestruz?

Penso que deve estar familiarizado com a técnica da Avestruz.

Quando em perigo enfia a cabeça na areia e espera que passe?

Pois!

Muitos dos vendedores das empresas funcionam assim — quando existe um abrandamento no mercado ou qualquer outro fator que lhes dificulte a vida como comerciais, enfiam a cabeça na areia e esperam que passe.

O problema é que as situações não desaparecem com esta técnica e quando eles retiram a cabeça da areia já não há nada a fazer.

As coisas já estão de tal maneira más que quase já não se consegue dar a volta.

Para colmatar este tipo de comportamentos é necessário por vezes chamar alguém de fora que lhes dê novos rumos ou que lhes dê novas estratégias comerciais.

Alguém que, não estando imbuído dos vícios da organização, possa fazer a diferença perante a mentalidade de desespero instalada na equipa.

Seja enviando os comerciais a Workshops de Formação externos, seja organizando uma ação de formação à medida da sua empresa, é urgente a necessidade de abanar e fazer a sua equipa acordar nesta fase final do ano.

Se nada for feito e deixar que a mentalidade das adversidades se instale, corre o grave risco de este tipo de sentimento se começar a alastrar para o resto da organização e então aí é que já não há mesmo nada a fazer.

Na Ideias e Desafios temos conseguido verdadeiros milagres nas empresas com que…

--

--

Jose Almeida
Ideias e Desafios — Revista Semanal sobre Vendas, Liderança e Coaching

Sales and Negotiation, Trainer, Coach and Speaker. Author of several sales articles and books. Made his career in sales and leadership in several companies.