As suas vendas sofrem de miopia?
Falemos hoje de como chegar aos clientes!
Uma das coisas que acontece quando sofremos de miopia é que vemos bem ao perto, mas não ao longe.
Muitas vezes nas vendas acontece o mesmo.
Estamos de tal maneira focados no dia a dia que não pensamos a médio e longo prazo.
Ora, mas qual é o principal problema desta situação?
Uma das situações que encontramos diariamente com as empresas com quem trabalhamos é andarem um pouco à deriva consoante o fluxo da corrente que os leva.
Em vez de terem o controlo da situação, as empresas andam à deriva consoante os negócios ou, digamos, os peixes que os seus vendedores capturam.
O problema desta abordagem é que em termos de direção comercial quase nunca conseguimos ter controlo sobre as previsões que temos em cima da mesa por parte dos vendedores.
Uma das formas de colmatar esta situação passa por tomar o controlo da nossa atividade comercial e ter estratégias claras de captação de oportunidades no mercado.
Muitas vezes trata-se de passar da postura do caçador para a postura do agricultor.
Ou seja, plantar estratégias de capacitação de valor comercial, pelas quais os nossos clientes entrem em contacto com os nossos produtos e serviços.
Poderá estar a pensar, mas plantar e esperar que isso cresça não demora muito tempo?
Normalmente sim.
Mas o que temos de entender é que são estratégias complementares em termos comerciais.
No caso da Ideias e Desafios as estratégias têm tanto sucesso que raramente necessitamos de utilizar o método tradicional de “caçar”.
Mas isso é o nosso caso, em clientes com os quais trabalhamos montamos muitas vezes as duas estratégias em paralelo com bastante sucesso.
Pense comigo: o que é que preferiria?
O processo tradicional?
Prospeção, reunião, proposta, negociação, fecho?
Com o sucesso que pode ou não ter?
Com as desvantagens de o cliente não ter tido nenhum contacto connosco?
Ou seja, a proposta vai padecer de tudo isto no que diz respeito ao fecho de negócio.
Ou preferiria que o cliente o pudesse descobrir na web, ou num evento gratuito do seu interesse, ou nas redes sociais, começasse a receber informação sua, porque de facto o deseja, passado algum tempo existisse a oportunidade na sua empresa de o ajudar e solicitasse um contacto?
Qual das duas situações acha que teria maior sucesso?
Pois eu, pessoalmente prefiro a 2ª, mas isso sou eu, e acho que como empresa que atua desta forma não nos temos dado mal.
Se quer validar esta informação, basta visitar a nossa página de testemunhos no nosso site:
No caso da sua empresa, faria sentido pensar um pouco sobre isto.
Quem normalmente deveria olhar para estas questões seria o Departamento Comercial em conjunto com o Departamento de Marketing.
Mas normalmente os Diretores Comerciais ou Chefes de Vendas não estão sensibilizados para estas questões. Se achar que não, veja a seguir como o podemos ajudar.
Caso ache que a sua empresa sofre deste problema marque já uma reunião para vermos em conjunto o que pode ser feito para ajudar a sua empresa nesta área.
Originally published at Ideias e Desafios.