Revista Istoefato
3 min readFeb 3, 2022

A origem e história do Funk — Foto de Marco Aurelio Funk Soul

Origem do Funk

Por Juliana Bezerra
Professora de História

O funk surgiu no sul dos Estados Unidos, nos anos 60, criado por músicos negros como Horace Silver, James Brown, George Clinton, entre outros.

Escrito em compasso quaternário, a característica marcante do funk é o primeiro tempo acentuado, em relação aos outros três tempos.

História do Funk

Como toda criação artística fica difícil apontar apenas um único inventor para o funk. No entanto, James Brown é um dos nomes mais importantes para o surgimento do funk.

Este gênero musical surgiu da combinação de vários ritmos negros populares como o blues, gospel, jazz e soul, que faziam sucesso nos Estados Unidos.

A palavra “funk” ou “funky” era usada pelos músicos de jazz como uma forma de pedir aos colegas de banda que pusessem mais “força” ao ritmo. Alguns estudiosos apontam que poderia ser a fusão entre o vocábulo quibundo "lu-fuki" e o inglês “stinky”.

Desta maneira, os términos funk e funky foram evoluindo para descrever uma música com batida constante e melodia que permitisse dançar.

Criadores do funk utilizaram ambas as palavras para títulos de suas composições, como é o caso de "Opus de Funk", de Horace Silver e “Funky Drummer”, de James Brown.

Evolução do Funk até os dias de hojeDécada de 50

Músicos como o pianista americano Horace Silver (1928-2014) juntam o virtuosismo do jazz às melodias mais dançantes do soul.

O tema “Song for my father” resume o estilo que Silver chamava de “funky style”. Uma batida repetida em toda a canção e cada instrumento improvisando a partir de uma melodia.

Década de 60

A década de 60 marcou a aparição do funk como estilo independente através de James Brown (1933-2006).

Brown cresceu no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, e sua vida foi marcada pela segregação racial. Ali absorveu toda a música que os negros faziam, tanto o gospel, como blues e as inovações de Horace Silver que aceleravam a batida soul.

Aprendeu a tocar gaita, guitarra e a cantar, e inventa seu próprio caminho musical ao enfatizar o primeiro tempo do compasso. Sucessos como “Papa got a new brand bag” ou “I feel good” são as primeiras compostas neste novo estilo musical.

Assim, estava criado o funk que influenciaria toda uma geração de músicos americanos e estrangeiros.

O ritmo, nesta época, também está intimamente ligado à luta pelos Direitos Civis nos Estados Unidos. As letras contavam o cotidiano de discriminação e da falta de perspectiva dos afrodescendentes.

Igualmente, à medida que o funk atingia mais pessoas, os negros americanos tinham um motivo para se orgulhar ao ver que sua cultura se espalhava nos lares brancos.

Veja também: Anos 60

Década de 70

Na década de 70, experimenta-se o funk com a música eletrônica e com o rock.

Com a popularização do disco de vinil e a aparição de equipamentos mais potentes, os músicos não precisam estar presentes fisicamente para produzir música.

Desta maneira, surge a profissão de DJ, que será o responsável por misturar distintas melodias e ritmos dentro de uma mesma canção. Este gênero musical vai para as discotecas e conquista artistas pop, como Michael Jackson (1958-2009), cuja canção “Don’t Stop 'Til You Get Enough”, revela a influência da batida funk.