MUSEU ERGOLÓGICO DA ESTÂNCIA — UM ESPAÇO DE CULTURA EM SÃO BORJA

A cidade de São Borja é conhecida em todo o País por abrigar uma rica herança histórica. Além disso, privilegia-se também por conter quatro museus que contam, de maneira clara e concisa, toda essa história.

O grupo amador de arte “Os Angueras”, é uma associação civil fundada sem fins lucrativos. É o mais antigo grupo artístico em atividade no Rio Grande do Sul — RS, com atuação em músicas, teatro, literatura e pesquisa folclore. Em nove de Outubro de 1982, Os Angueras fundaram o Museu Ergológico da Estância, este que é responsável por resguardar a herança advinda das estâncias e fazendas da região das Missões e da Fronteira do RS.

Localizado na Rua João Palmeiro, 2318, em São Borja e rodeado de cultura preservada em espécies nativas, o Museu tornou-se peça fundamental na cidade, pois além de retratar séculos passados, possui um ambiente aconchegante e acolhedor.

Todo o acervo disponível é formado através de peças doadas que retratam a história das estâncias, desde seu surgimento até meados do século XX.

Atualmente, o museu, além de ter muitos utensílio e objetos disponíveis em seu interior, contém um novo projeto. Idealizado por Eduardo Bicca, filho de José Luiz Bicca (in memória), um dos fundadores dos Angueras, o projeto “Museu Vivo” acontece uma vez ao mês e se dá por conta de poesias declamadas no museu que fazem sentido com as características do local onde o declamador está inserido. Segundo Apparício Silva Rillo Neto, “as pessoas conseguem visualizar o museu de outro modo, é emocionante”, afirma.

Esperando visitantes a todo momento, o museu é aberto de terça à sábado, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00h.

Confira na reportagem de Tamires Hanke.

Se você está procurando um espaço de lazer e aprendizado, conheça o Museu Ergológico da Estância. Vilmar dos Anjos, monitor do museu, convida à todos para visitar o local. Confira no Podcast abaixo.

Conheça um pouco mais do Museu Ergológico da Estância. Veja a galeria de fotos.

Para saber mais, acesse o site: www.angueras.com.br

Universidade Federal do Pampa — Jornalismo 2016

Lab. Jornalismo Digital II — Prof. Dr. Marco Bonito

Acadêmica Tamires Hanke

Like what you read? Give Hello Texas a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.