Você está trabalhando?

Criança não trabalha.
Criança dá trabalho.
Você sem dúvida já ouviu essa música.
Hoje estava de molho em casa devido ao cansaço e dores que vem aos adultos que tanto trabalham e, meu sobrinho, curiosamente, estava de “folga” da creche. Virei pra ele e perguntei: “Você não foi trabalhar hoje?”
Ele falou com firme convicção e uma certeza danada: — Oras, criança não trabalha. Eu sou uma criança.
Ontem Deus falou muito comigo, mas senti que Ele não tinha acabado. A palavra está borbulhando no meu coração até agora, e ainda acho que não entendi ela todinha.
Sabe quando Deus fala com você por fases? Eu, na verdade, percebo isso comigo durante todo o tempo. Tenho uma leve impressão de estar juntando pistas e chegando mais perto do que Ele realmente quer falar — de forma abreviada. Por enquanto são apenas miragens do que de fato é.
Bem disse Paulo “Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.” (1 Coríntios 13.12)
É como se estivéssemos num caça a tesouro e pouco a pouco vamos desvendado nosso propósito aqui e como ele tem a ver com tudo que estamos passando e ainda melhor: como ele vai ser parte do grande propósito de Deus.
Quando estamos vivendo o aqui e agora é difícil lembrar desses conselhos todos, dos textos daqui do blog, do que está escrito no caderninho e das tantas orações. Só enxergamos a lacuna da nossa dor e isso é muito penoso.
Mas tudo é apenas um reflexo. Uma parte do todo que na verdade existe, mas que ainda não conseguimos ver.
Como seria bom se Ele logo se mostrasse.
Se tirasse o espelho e deixasse claro o que é realmente verdadeiro.
Se imediatamente rasgasse os céus e descesse para se manifestar meio ao nosso desespero.
Contextos só ganham sentido quando vem o final.
Boas narrativas são explicadas no desfecho.
Quando é que Ele desce mesmo?
“Oh! Se fendestes os céus e descesses!” Isaías 64.1a
A bíblia inteira me dá a plena certeza de que todos os detalhes são por demais construtivos. E que tudo coopera para. Quando Ele vem, por fim, em desfecho, ao domingo e tira o espelho, o mundo tem uma reação.
A manifestação de Deus é indiscutível quando o propósito é revelado.
Em Isaías, os montes tremem, o nome de Deus é aclamado. As nações se abalam.
Se lermos os milagres de Jesus veremos que muitos são realizadas para que “as escrituras fossem cumpridas” ou quando vemos os sinais no velho testamento percebemos que é tudo “para que saibam que só o Senhor é Deus”.
A forma de Deus finalizar as coisas é o autógrafo perfeito que Ele deixa sobre o que Ele faz: obras terrivelmente lindas.
As coisas que Deus tem pra nós jamais passariam na nossa cabeça.
Nunca, nunca, homem nenhum teve tanta criatividade em pedir algo pra Deus. Ele não é desses que dá exatamente o que você planeja. Mas Ele sempre sobrepuja.
Quando Ele faz coisas maravilhosas demais, que até nos dão medo, Ele desce e se manifesta. Mostrando que tem poder sobre todas as coisas. O controle absoluto de tudo — até mesmo da minha imaginação que não viu nada tão perfeito antes.
Coisas terríveis. Assombrosas, que os deixam maravilhados. Foras de série. Artesãs e sob encomenda. Personalizadas. Certamente nos causarão espanto.
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com olhos se viu Deus além de Ti, que trabalha para aquele que nele espera.” (vers 4)
Há tanto tempo existe mundo, mas nunca se ouviu falar de alguém como Aba. Nunca ninguém viu alguém que fosse um pouco parecido.
Um Deus que trabalha.
O que significa Deus trabalhar pra mim? E por quê um Deus trabalharia?
Pense nas mitologias gregas, e em todas as invenções de deus que conhecemos. São figuras ilustríssimas. Não trabalhariam por ninguém. Deus trabalhando? Pois bem.
E Deus trabalha bem. Mas não pra todo mundo.
Deus trabalha para quem espera.
Como dizia, crianças não trabalham. Meu sobrinho não foi trabalhar hoje porque ele não trabalha nunca, nunquinha. Crianças só esperam. Esperam a mãe dizer que á hora do almoço, o pai chamar pro banho e as tias fazerem perguntas engraçadas.
Engraçado pensar que Deus nos quer como crianças. Ele nos quer desta forma para entrarmos no Reino do filho do Seu amor.
E criança nenhuma pode trabalhar.
Quando penso no meu sobrinho vejo alguém tranquilo. Nunca ouvi ele dizer que estava demorando para o almoço ou que estava angustiado pelo bolo de aniversário.
Ele sabe que vai acontecer e pronto. E melhor: ele não sabe bem como vai acontecer, só confia veemente que as coisas acontecem.
Seus pais trabalham, duvido que ele saiba com o quê exatamente, mas ele sabe que terá o próximo Mc Lanche Feliz e a festa no UP no dia 21 de junho.
Crianças têm poucas preocupações. Perto de zero. As que têm se resumem à ter que ir embora meio à uma brincadeira ou o dia de ir no médico.
A questão é que Deus vai trabalhar. E você não pode estar fazendo o mesmo.
Hoje enquanto ainda dialogava com meu espírito nessa palavra, senti um ímpeto de orar em petição por várias coisas. Mas não estava funcionando. Trocava de música, levantava, ficava de pé, abria a bíblia, fechava a bíblia.
Nada. Foi aí que tive a grande ideia: o nada fazer. Só silenciei e acalmei-me. Deixei a serenidade me tomar. Estava agitada demais.
Quando me dei conta estava de conchinha, na maior paz que já experimentei num fim de dia. Eu nada disse. Ele trabalhou.
Deus trabalha para quem nada faz. Para quem espera que Ele desça e se manifeste.
Ele está trabalhando para que ao fim, tudo faça um sentido enorme pra nós e para que vejamos a mão dele em tudo.
Ah, neste dia os montes certamente tremerão!
Ele está trabalhando para finalizar seu bom trabalho. Ele quem começou e certamente será uma finalização gloriosa.
Todos que esperam vão provar disso.
Será terrivelmente lindo.
