“Crescimento Fitness, invasão CROSSFIT no Brasil, febre que veio para ficar?

Vejo nos últimos anos um crescimento enorme de pessoas procurando atividades físicas, onde o resultado procurado leve ao obvio, ou seja, uma melhora estética, saúde e condicionamento físico do seu corpo. E muitas pessoas ao não conseguirem seus resultados desejados com as academias “ditas tradicionais” ao longo dos anos, e estão procurando novas experiências em outras atividades que vem surgindo ao longo dos anos. E uma das ultimas novidades vem dos EUA, o CROSSFIT.

Eu mesmo, sou uma pessoa que respira esporte desde meus 12 anos, senti a necessidade de procurar uma atividade física que me preenchesse várias necessidades, tais como;

  • A perda de peso;
  • Busca de uma melhor qualidade de vida (saúde);
  • Condicionamento físico;
  • E continuar competindo dentro do Esporte.

Crossfit é uma mistura de exercícios aeróbicos ( principalmente utilizados pelas forças armadas americanas), com levantamento olímpico. Suas atividades são formadas por vários exercícios dentro de um mesmo circuito, com tempo pré-determinado.

os exercícios são intensos, pois praticados um após o outro, leva a um desgaste intenso fazendo que seu condicionamento fique melhor, principalmente o cardiovascular.

As academias de crosffit são chamadas de BOX, e aqui na minha região no RS, principalmente Porto Alegre e cidades arredores, houve um um grande aumento de BOX de crossfit. Os mesmo possuem mais alunos que academias tradicionais, tal é a procura de novos adeptos.

Polemica

E claro, como tudo que é novo causa também polemicas. Muitas informações desencontradas, outras mal interpretadas, levam ás dúvidas. Este “esporte” não trás problemas traumáticos principalmente para o corpo. Eu mesmo pratico há quase três anos e só tenho melhorado em todos os sentidos do meu condicionamento. A pergunta mais frequente…. crossfit é para qualquer pessoa? Eu respondo que sim, pois no crossfit existem várias adaptações ao seus praticantes. Alunos novos independente de sua idade e de seu estilo de vida, irão fazer os exercícios de forma gradativa conforme seu corpo, pois os Boxes bem conceituados, parte do principio de “respeite seu corpo e seus limites”

Outra curiosidade sobre o Crossfit são os seus exercícios, todos possuem nomes e claro, em inglês. E dentro do circuito de treinamento também possui nomes, estes batizados com os nomes de homens e mulheres, os quais foram militares americanos, que morreram infelizmente em exercícios militares pelo EUA (guerras)

E por último, que também está atraindo muitos praticantes de fitness, é que o Crossfit possui competições de alto rendimento, com campeonatos regionais, nacionais e Mundial, este último realizado na casa do Crossfit, que é no EUA.

Escrevi sobre este assunto baseado totalmente na minha experiência como ex-atleta de voleibol e atualmente praticante de Crossfit, Como eu havia parado já há muito tempo de competir com vôlei em alto nível,e o crossfit veio a preencher esta lacuna de atividade física de alto rendimento. Um dos Boxes de referencia da região é o CROSSFIT ESTEIO

https://www.facebook.com/crossfitesteio/