Dica da Nutricionista

A banana é uma fruta saudável e prática, rica em potássio, ferro e magnésio. Contém também um aminoácido chamado triptofano, que auxilia na síntese de serotonina, um neurotransmissor que proporciona sensação de prazer e bem-estar, por isso é excelente para as mulheres no período pré-menstrual, proporciona uma excelente noite de sono e, por ser rica em fibras, ainda regula o intestino. A dica é: usar a banana batida com outras frutas para adoçar; usar também com panquecas, vitaminas, bolos, etc.

RECEITA

Bolo de banana

Ingredientes: 3 ovos inteiros, 2 xícaras de aveia em flocos finos, ½ xícara de amaranto em flocos, ½ xícara de açúcar demerara (tipo de açúcar mais natural e integral), ¾ de xícara de azeite ou óleo de coco, canela em pó a gosto, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 ou 2 colheres de uvas-passas, 3 bananas médias, 2 a 4 damascos picadinhos, nozes trituradas.

Modo de Preparo: Coloque no liquidificador os ovos, o azeite, o açúcar demerara, duas bananas picadas. Bata até ficar com uma textura de vitamina. Quando atingir o ponto, pare o liquidificador e acrescente as uvas-passas, a canela a gosto, a aveia e o amaranto em flocos. Bata mais um pouco.

Na sequência, adicione o amaranto e bata mais um pouco. Neste momento, a massa já está bastante grossa e difícil de bater. Coloque o fermento e dê a última batida no liquidificador. Depois, use uma colher para dar a última misturada. Em uma forma untada, acrescente metade da massa. Adicione uma banana picada, as nozes e o damasco e coloque o restante da massa. Leve o bolo para o forno preaquecido e asse de 20 a 30 minutos.

Texto: Laís Fonseca — Nutricionista