O Crescimento do Meio Musical Através da Tecnologia

Sabemos que a internet tem um crescimento rápido e absurdo, e tem dominado as nossas vidas, tem entrado e nossas casas sem pedir licença. Somos reféns desse crescimento, pois sempre queremos estar o mais conectados que podemos, e sempre o mais informados e ligados no que tem de mais novo.

No meio musical não é diferente. Buscamos músicas que se encaixam no que estamos vivendo, batidas que gostamos etc. E se a banda tem canal no Youtube, tem redes sociais, ou tem músicas para baixar e ainda o download é grátis, é melhor ainda.

Na década de 50 as pessoas iam em busca das bandas e investiam nelas para serem lançadas no mercado fonográfico e fazer sucesso . Mas os tempos mudaram , e hoje não é mais preciso sairmos de casa para comprarmos um cd.

Os cantores e bandas, hoje disponibilizam em suas redes sociais links para download, e como já havia falado, se for grátis, a garantia de sucesso é certa! As pessoas hoje em dia buscam o mais rápido e mais fácil, e até deixam de lado a qualidade, trazendo uma certa perca de identidade. Fazem isso sabendo que muitos não tem mais o senso de filtrar o que se ouve, mas se tem a busca pelo mais acessível. A tecnologia vem transformando absolutamente tudo ao nosso redor.

As grandes empresas tecnológicas estão a todo vapor para que esse crescimento não pare. Na década de 90, enquanto no Brasil as pessoas mais modernas usavam “Discman”, lá na Coreia do Sul a Saehan criava o primeiro aparelho para reprodução MP3. Um criação magnifica para a época, pois enquanto um CD demorava meses para ser lançado, o MP3 poderia ser baixado em segundos.

O meio musical vem crescendo junto com essa tecnologia, e com isso a facilidade de comercialização e divulgação fica ainda maior. E nos traz coisas boas e ruins também, pois tudo demais estraga, certo? O público tem sede de coisas novas quer sempre estar um passo a frente, então podemos citar aquele velho problema chamado pirataria. Onde permite que a música ou até o próprio CD da banda chegue ao público antes mesmo de ser lançado. E claro que, pirataria é crime!

Já existem bandas e cantores que aderiram a essa ideia do CD para download , pois o CD físico já caiu no esquecimento do público. A maioria das pessoas não querem gastar dinheiro com algo que vai ouvir uma ou duas vezes e vai deixar na estante levando poeira. Elas preferem guardar em seu HD e quando quiser é só pesquisar e ouvir. Claro que há algumas exceções, como colecionadores e fãs que tem cada lançamento como uma joia rara.

Agora é aguardarmos os próximos capítulos dessas inovações, que trazem melhorias e um certo “conforto” para seus usuários.

FONTES:

Rhayssa Souto Maior

Matheus T. Rocha

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.