Por que uma cultura da empresa divertida é boa para negócios

Parece contra-intuitivo sugerir que o trabalho deve ser divertido, certo? Nas nossas vidas, fomos ensinados a dicotomia “trabalhar duro, jogar duro”. Mas por que não pode ser divertido por si só?

As culturas das empresas divertidas são a melhor maneira de manter seus funcionários e atrair novos. E enquanto se diverte, vantagens como férias ilimitadas, não é uma maneira ruim de estimular uma cultura divertida, nem sempre precisa custar-lhe.

Uma cultura divertida decorre da energia e da vibração do seu local de trabalho, e cabe ao gerente dar o tom para sua equipe.

O que é a cultura da empresa?

A cultura da empresa é essencialmente a personalidade, ou a identidade, de uma empresa. Toda empresa tem uma cultura de empresa, quer você pretende ou não, mas a diferença é que as grandes empresas vão cultivar as suas para ser exclusivo da sua organização.

Assim como você preferiria uma pessoa com a qual você passasse muito tempo para ser amigável, acessível, especial e agradável, o mesmo vale para o trabalho — especialmente porque é aí que as pessoas costumam passar a maior parte do tempo. As pessoas não apenas trabalham para ganhar um cheque de pagamento.

Este artigo recente da Harvard Business Review explica que:

Um dos resultados mais marcantes que encontramos é que, em todos os níveis de renda, o principal preditor de satisfação no local de trabalho não é remunerado: é a cultura e os valores da organização, seguidos de perto pela qualidade da liderança seniores e das oportunidades de carreira Na empresa.

Compensar seus funcionários adequadamente é importante, é claro, mas há muito mais para trabalhar do que apenas dinheiro. As pessoas estão interessadas em aproveitar o dia a dia, não apenas lucrando com isso.

Ter uma cultura da empresa divertida é bom para o negócio
Uma cultura de empresa divertida e positiva é sem dúvida boa para os negócios. Aqui estão dois motivos:

1. Ajuda a envolver seus funcionários

Os funcionários envolvidos são mais produtivos. Ter uma ótima cultura de empresa é o que faz com que os funcionários desejam se mostrar ao trabalho todos os dias e colocar o melhor deles. Mantê-los entusiasmados com suas tarefas e aprecio tudo o que você faz para garantir que o ambiente de trabalho seja agradável.

2. Ajuda a atrair novo talento

Quando um funcionário gosta de onde eles trabalham, eles se tornam embaixadores da empresa e ajudam a promover organicamente sua empresa, ajudando a atrair novos talentos e promover a empresa de dentro para fora.
É por isso que é importante medir a classificação do Promotor da Net Employee Net (eNPS).

Descobrir a probabilidade de recomendar a sua empresa como um lugar para o trabalho, irá ajudá-lo a entender quais áreas você pode trabalhar para melhorar.

Exemplos de Culturas Divertidas

Aqui estão alguns bons exemplos de culturas de empresas positivas e divertidas.

Warby Parker — Certifique-se de que sempre haja um evento, então os funcionários têm algo a aguardar.
Os gerentes enviam funcionários aleatórios para almoçar juntos para que eles possam conhecer todos em sua equipe.

Twitter - Eles mantêm reuniões nos telhados para mantê-lo interessante.
Eles recebem refeições gratuitas entregues ao escritório.
Férias ilimitadas (para alguns).
Eles oferecem aulas de ioga de meio dia.

NextJump — Eles criaram uma academia gratuita no local para seus funcionários, mas apenas 5–10% da empresa usou, então eles criaram um desafio de fitness que ofereceu ao empregado vencedor $ 1000.

HVAC.Com — Eles encorajam os funcionários a sair do escritório em viagens internacionais de missão, viagens de voluntariado, organizar churrascos de verão apoiando causas locais e até mesmo ir para museus.

Nem todas as empresas podem oferecer grandes vantagens divertidas como essas, e está tudo bem. Uma grande parte de ter uma cultura de empresa divertida é apenas a atitude que os gerentes trazem ao time.

Este artigo, que discute a visão diversificada de Richard Branson sobre trabalho e vida, diz o melhor:

Experimente no seu local de trabalho, fique criativo, ria em voz alta e incentive todos a divertir-se. Você não precisa ser Zappos, Google, Facebook ou Virgin para criar diversão em sua cultura. O humor bem colocado em um ambiente de escritório coloca os outros à vontade. Ele aumenta a energia, incentiva a inovação e, sem dúvida, melhora a produtividade.