A corrupção está dentro de você

Sim, é duro. Mas olha a notícia boa: Você pode mudar isso.

Eu geralmente publico somente artigos técnicos, mas devido ao momento atual eu preciso abrir os olhos de algumas pessoas

Estamos em período eleitoral no Brasil. A galera está com os ânimos à flor da pele e existe uma guerra travada entre dois candidatos: um de esquerda e outro de direita.

Do lado da esquerda, as pessoas lutam em busca da defesa da democracia, após uma série de de declarações polêmicas do candidato de direita sobre temas diversos.

Do lado da direita, o argumento de que após anos de roubalheira do governo de esquerda, é hora de dar um basta na corrupção para que o nosso país não vire "uma Venezuela".

Lembrando que o que está em questão não é se os argumentos são válidos ou não, mas uma verdade bem mais preocupante:

O povo quer o fim da corrupção, mas não quer deixar de ser corrupto.


"A política é um reflexo da sociedade" — Barack Obama.

Ainda não entendeu? A questão é simples:

  • Sabe aquele troco a mais que você não devolveu? Você roubou a atendente, que vai ser descontada (ah, ela não foi descontada dessa vez? Legal, você roubou o restaurante).
  • E aquela grana que você dá pro policial pra ele te liberar da blitz? Você está pagando propina e fazendo parte de um esquema de corrupção.
  • Aquele gato de energia que te ajuda tanto no verão? Você está roubando a companhia elétrica.
  • Sabe aquele aparelho que desbloqueia todos os canais da Sky ou Net, e que você pagou uma merreca? Você agora faz parte de um esquema que rouba milhões dos cofres das empresas de TV a cabo.
"O povo rouba o quanto pode roubar" — Desconhecido

Entendeu agora? A política é o que é porque muitos dos nossos compatriotas vendem seu voto por um combo de R$50,00 + um lanche da tarde. Mas, também vai muito mais além disso: Ela também é o que é porque o mesmo cara que usa gato, desbloqueia os canais ou dá propina pro policial, é o cara que a população elege. Sendo que ele só passou a ser considerado corrupto quando ele passou a roubar mais do que você.

É muito simples acusar o cara que roubou 1 ou 2 milhões de ser corrupto, mas a diferença entre ele e você é que ele teve a oportunidade de roubar e você não. Mas, onde você estava esse tempo todo? Sabia que a sua obrigação com a política não é só a cada 4 anos? Quem foi o deputado federal que você votou em 2014? Quais os projetos dele? Você provavelmente não sabe.


Se você chegou até aqui e não faz parte de nenhuma das acusações, parabéns! De verdade! Você pode ajudar a mudar a política, e seria muito legal ver você filiado a algum partido ou se candidatando a algum cargo político nos próximos anos.

Agora, se as acusações refletem ao seu cotidiano, é hora de rever alguns conceitos, porque você é um hipócrita. Mas vamos deixar o seu lado hipócrita no passado e vamos olhar pra frente. Porque você tem todo o poder de mudar a sua realidade. E, mudando a sua realidade, você indiretamente afeta todos ao seu redor, e de redor em redor, o país inteiro se beneficia com isso.