O São Paulo já caiu

Calma.

Eu só quis colocar uma frase sensacionalista de título.

O São Paulo Futebol Clube (ainda) se encontra na primeira divisão do campeonato brasileiro. Por mais impulsivo que eu seja durante os jogos, faço parte do grupo de imbecis que não esperam nem o dia seguinte para acreditar que vamos dar a volta por cima num piscar de olhos (o dito bonde do otimismo).

Mas o que eu queria de fato é desassociar o sentimento depreendido de um rebaixamento do que é de fato um rebaixamento. Quando digo que o São Paulo já caiu, essa é uma verdade em muitos sentidos.

O rebaixamento de divisão no âmbito desportivo, nada mais é do que uma marca, uma passagem, um ritual que serve para afirmar aquilo que nós tricolores, amantes fanáticos, empurramos com a barriga até a trigésima oitava rodada: a queda de um gigante. O SPFC foi sim rebaixado em 2013, independente do que diga a tabela ao final do campeonato. O SPFC já está rebaixado nesse ano, independente de nossa classificação.

A instituição como um todo está falida. Insistindo por anos a fio em um modelo quebrado de reconstrução do elenco a cada 6 meses e para piorar, sempre reconstruindo com jogadores que no máximo deveriam vestir a camisa de um Ituano.

Nossa base forma pouco jogadores de valor futebolístico e muitos jogadores de valores de mercado. Viramos a matéria prima de empresários, assim como o atual diretor de futebol, que enxergam o clube como a melhor vitrine do país. Atuar pelo São Paulo é sinônimo de triplicar o patrimônio pessoal em questão de meses.

O modelo de gestão ainda remete ao amadorismo. Quem gerencia entende de futebol tanto quanto um torcedor (as vezes menos). São indicações e alianças sempre ligadas à parte que cada um leva para o próprio bolso. São Aidares, Ciniras, Jacks e Pinottis que minam o São Paulo pouco a pouco.

Ver o São Paulo na zona de rebaixamento, é só uma forma de fazer entender que o São Paulo já está rebaixado ao nível de seus pobres rivais. Já está rebaixado ao nível do futebol carioca. Já está rebaixado ao nível medíocre do futebol brasileiro.

Para subir para a Série A do brasileiro basta 1 ano. Para subir ao nível de São Paulo Futebol Clube, isso exige uma geração.

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade