3 dicas simples para ARRUINAR seu planejamento 2016.

Janeiro está quase no fim e começa aquela sensação de que o planejamento do ano já deveria ter acontecido. Pois é, eu diria que ou acontece agora nessa semana ou ele tem grandes chances de nunca mais acontecer. Se você está nessa situação, e quer tirar o PIOR proveito desse momento de reflexão, aqui vão 3dicas fundamentais para ARRUINAR seu plano.

1. Aja como se o plano tivesse que dar certo.

Planejadores experientes sabem que um plano sempre vai falhar, mas não é para isso que ele serve. Ele não nasce para dizer onde você vai, mas sim onde você pretendia ter ido. Com isso, você consegue acompanhar o seu dia-a-dia, prestando atenção nos desvios e melhorando a estratégia.

2. Planeje apenas 1 grande projeto da sua vida.

Escolha apenas o trabalho e faça um plano detalhado disso. Assim, é bem provável que isso comece a dar certo, mas na metade do caminho os outros projetos da sua vida (família, saúde, amigos, estudos) começam a estourar e você complica também seu plano principal. Para ter um planejamento efetivo, o ideal é mapear quais são todos esses quadrantes que não podem falhar e colocar metas e objetivos para eles também, entendendo que um deve colaborar com o outro, e não o contrário.

3. Nem cogite planejar sua “comunidade”.

Sua comunidade é basicamente as pessoas e o ambiente com quem você vai conviver enquanto estiver tentando levar seu plano a cabo. Não planejar sua “comunidade” a partir do seu plano traz aquela sensação destrutiva de que você tenta realizar seu sonho mas o universo conspira contra. É como se um dependente químico em recuperação continuasse frequentando as festas que frequentava, com a mesma galera. Pessoas que realizam muito aprendem a adaptar e escolher a comunidade a partir dos aprendizados, conselhos e inspiração que buscam. NÃO FAÇA ISSO.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.