Facilitação de retrospectivas — Diagrama de causalidade

Ricardo Ledo de Tulio
2 min readDec 6, 2019

--

Essa semana eu estava a pensar em como fazer a retrospectiva de um produto, e era minha primeira retro com eles. Gosto de entender como é a maturidade da equipa, então minha primeira ideia foi fazer um radar, usando os quatro domínios que vi nas formações da K21: negócio, cultura, organização e técnico.

É bem simples, desenhamos um radar, colocamos algumas perguntas de cada domínio e no fim conseguimos perceber, por exemplo, qual domínio precisa de mais atenção. Mas uma coisa nisso tudo me incomodou: e se eles não se revêem nessas variáveis? Foi aí que lembrei do diagrama de causalidade que também aprendi na formação de KMP na K21.

Basicamente a ideia era, com algumas variáveis iniciais, construir um diagrama de causa e efeito e identificar quais variáveis tinham mais impactos positivos e negativos na equipa. Como eu sei que se fala muito aqui sobre “Equipas de alta performance”, usei isso como guia, mas coloquei algumas variáveis:

  • Satisfação do cliente;
  • Satisfação da equipa;
  • Quantidade de trabalho em progresso;
  • Foco em ocupação vs Foco em entrega;
  • Trabalho invisível.

Dei então um tempo para a equipa construir o diagrama, adicionando novas variáveis e desenhando as relações. A ideia era ter algo parecido com isso:

E esse foi o resultado:

Se prestarmos atenção, tem uma variável que impacta negativamente em todo o fluxo:

As vezes a equipe não percebe essa relação logo no início, então vale algumas perguntas

  • Há alguma variável que tem muitas setas partindo dela?
  • E esse impacto é positivo, negativo ou os dois?
  • Com isso em mente, temos alguma variável que se destaca no nosso diagrama?

A partir daí foi encontrar essas variáveis e colocar no círculo da influência (temos autonomia, influência ou está fora do alcance?):

E com isso pensamos nas ações. Para as que temos autonomia, pensamos em coisas que poderíamos fazer naquelas variávies, para as que temos influência, pensamos em como gerar essas influência. Não surgiu nenhuma fora do alcance.

É isso, o que achou? faz sentido rodar essa retrospectiva na sua equipa?

--

--