O que não é um Objetivo Específico

Em trabalhos científicos é muito comum listar Objetivos Específicos em adição ao Objetivo Geral do trabalho. Porém, é igualmente comum que liste-se como objetivos específicos etapas metodológicas, ou mesmos passos específicos do trabalho. No meu entendimento, este não é o objetivo dos objetivos específicos.

Gosto de ver um objetivo específico como um módulo do trabalho completo. O trabalho completo pode ter um objetivo final (o Objetivo Geral) mas ser composto de pequenas partes menores, cada uma com objetivos próprios (i.e. específicos). Cada uma destas partes tem uma contribuição pontual para a comunidade, que bem poderia ser um trabalho independente dependendo do contexto.

Um exemplo. Considere o Objetivo Geral de estabelecer uma colônia em Marte. Um objetivo específico poderia ser "desenvolver um foguete capaz de ir a Marte". O foguete sozinho já seria uma contribuição, ainda que não o fim do projeto. Porém, "abastecer o foguete", ainda que necessário para cumprir o objetivo final, não é um objetivo específico pois não fornece uma contribuição substancial — não há desafio científico envolvido. Da mesma forma, "planejar a rota ideal do foguete" é um objetivo específico, é algo que se desejaria publicar quando cumprido e será útil mesmo que o projeto como um todo não dê certo. Mas "aprender a utilizar o Orbit Planner para o planejamento da rota" ainda que importante, não contribui para nada, exceto para o executor do projeto. Este último é a versão "realizar uma revisão da literatura" que tanto aparece como objetivo específico. A menos que o objetivo, neste caso, seja estabelecer uma revisão sistemática comparando técnicas e abordagens, o que poderia ser uma contribuição (mas usualmente o autor apenas quer dizer que ele vai se familiarizar com trabalhos anteriores; absolutamente necessário, mas não é uma contribuição e não deve ser um objetivo específico).

Em resumo, cuidado ao listar objetivos específico do trabalho. Eles não são simplesmente passos necessários para chegar no objetivo geral.

Like what you read? Give Ricardo Araujo a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.