DevfestMaputo18 — A minha perspectiva

DevfestMaputo18

Se alguém me perguntar qual foi a melhor coisa que tive em 2018, sem dúvidas foi ter tido a chace de aprender e conhecer muita gente interessante, e tudo isso foi graças a GDGMaputo que é uma comunidade de desenvolvedores com interesse em tecnologias da Google.

Hoje, 8 de dezembro de 2018, decorreu o DevFestMaputo18 que é um festival anual de tecnologias. Que teve vários tópicos (Ex.: Engenharia de software, Firebase, Machine Learning, Android, etc.).

O primeiro amor sempre mexe connosco, e não fugindo da regra foi isso que aconteceu, a primeira apresentação foi da Malika, onde ela falava de engenharia de software e sua importância.

Business Learn Canvas Model

Então, com a crescente onda de startups, empreendedorismos, como empreendedores uma das tarefas mais importantes é tirar as nossas ideias da cabeça e coloca-las num formato tangível, de forma a facilitar a forma de comunicar com outros sobre a sua ideal de milhões de dólares.

Uma forma para isso seria fazer um plano de negócio que precisaria de algum conhecimento especializado e que costuma levar semanas e até meses. O que leva a perca de tempo e talvez pela sua complexidade a desistência da sua melhor ideia.

“Business Plan: a document investors make you write, that they don’t read” — Steve Blank

Traduzindo Plano de negócio é um documento que investidores te fazem escrever, que eles não leem.

Antes de entrarmos no Lean Canvas, é importante ressaltar que o Lean Canvas foi adaptado por Ash Maurya do popular Business Model Canvas de Alexander Osterwalder.

Template de BLCM ( analistamodelosdenegocios.com.br)

O Lean Canvas funciona com os seguintes blocos:

Problema: Para segmento de clientes com os quais pensas em trabalhar, deves dar uma descrição breve sobre 3 maiores problemas que sua startup quer resolver.

Segmento de Clientes: Precisamos descrever os clientes da sua startup. Se você tiver mais de um tipo de cliente, o autor recomenda que você crie um lean canvas para cada um deles.

Proposta de Valor Única: Porquê os seus futuros clientes irão escolher os seus serviços? Qual é o slogan do seu produto ou a principal característica que torna o seu produto diferente e merecedor do dinheiro dos clientes?

Solução: Qual é o menor conjunto de funcionalidades (MVP) que entrega a proposta de valor única descrita acima?

Métricas Chave: Descreva as principais acções e métricas que suportam a geração de receitas ou retenção de clientes.

Canais aka Marketing: Faça uma lista de canais gratuitos e pagos que sua startup usa para atingir seus clientes.

Estrutura de Custos: Faça uma lista de todos os custos fixos e variáveis que sua startup possui.

Fluxos de Receita: Identifique o seu tipo de modelo de receita(Ex.: anúncios)

Vantagem Injusta: O que seu produto tem de diferente? Vantagem injusta é algo que não pode ser copiado ou comprado. Você talvez comece o seu lean canvas sem preencher esse bloco, mas ele estará aqui para que você se cobre a preencher com algo realmente diferente do que existe no mercado.

Como um empreendedor de negócios, é seu dever transferir ideias de sua cabeça para o papel, para que outras pessoas possam ver e ajudar a criar a solução do problema. Os planos de negócios tradicionais não são relevantes no estágio de ideação, levam muito tempo. Daí que recorremos ao BLCM.

Exemplo de um BLCM preenchido:

Créditos Para startitup

Obrigado, escrito com amor para ti.

E um pedido, partilha com outros para que tenham suas ideias escritas de forma fácil e em pouco tempo.